.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1251

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



22/12/2016



II Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (II SIMPPGQB)


O II Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (II SIMPPGQB), organizado pela SBQ Regional Alagoas e pelo Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da universidade Federal de Alagoas (PPGQB-UFAL) aconteceu de 13 a 16 de dezembro de 2016 em Maceió-AL.

A realização do II SIMPPGQB com tema "Diagnósticos, desafio e perspectivas para o fortalecimento da pesquisa em química no Nordeste" tem vistas a enriquecer nossas atividades enquanto Programa de Pós-Graduação e atender a uma demanda crescente por discussões e buscas por parcerias no âmbito do desenvolvimento científico e tecnológico.

Este evento, encontra-se na segunda edição e foi elaborado no cenário de restruturação proposto pelo Programa no intuito de estabelecer uma nova conduta, especialmente entre os futuros egressos do mesmo, atendendo a uma demanda de formação profissional que abranja o desenvolvimento técnico científico dentro do cenário de inovação cada vez mais evidente no país.

A troca de experiências entre os pesquisadores na área de Química, Biotecnologia e Educação que foi proporcionada ao longo do II SIMPPGQB é um dos indicadores de grande importância para a formação de recursos humanos fomentada na UFAL e demais centros acadêmicos, bem como divulgação e aprimoramento do desenvolvimento científico.

Na programação do II SIMPPGQB tivemos:
- 05 minicursos envolvendo professores do IQB, CETEC e ESENFAR da Universidade Federal de Alagoas;
- 12 palestras envolvendo professores pesquisadores externos e internos ao PPGQB e uma palestra da empresa Waters;
- 07 sessões coordenadas nas áreas de analítica, bioquímica, educação, físico-química, inorgânica e orgânica, totalizando em 28 trabalhos apresentados na forma oral de metrado e doutorado;
- 1 mesa-redonda com tema "Estratégias de Fortalecimento da Pesquisa e Pós-Graduação em Química no Nordeste" que contou com a participação dos Professores Silvio do Desterro Cunha (UFBA), Severino Alves Jr (UFPE), Thiago Regis Longo Cesar da Paixão (USP) e Mário Roberto Meneghetti (UFAL);
- Primeira edição do Prêmio Roberto Alves de Lima que premiou um dos professores fundadores do PPGQB-UFAL, Prof. Dr. Antônio Euzébio Goulart Sant'Ana e 10 trabalhos de alunos de pós-graduação (Cristiane Canuto dos Santos - Orientador(a): Ruth Rufino do Nascimento; Thatiane Verissimo dos Santos - Orientador(a): Simoni Margareti Plentz Meneghetti; Marílya Palmeira Galdino da Silva - Orientador(a): Fabiane Caxico de Abreu Galdino; Woodland Souza Oliveira -Orientador(a): Josué Carinhanha Caldas Santos; Marina de Magalhães Silva -Orientador(a): Isis Martins Figueiredo; Jéssica Raimundo da Rocha - Orientador(a): Antônio Euzébio Goulart Sant'Ana; Allysson Roberto Barbosa de Lima - Orientador(a): Isis Martins Figueiredo; Tiago Gomes dos Santos - Orientador(a): Simoni Margareti Plentz Meneghetti; Mônica A. da Silva - Orientador(a): Simoni Margareti Plentz Meneghetti; Maria Dayanne Araújo Dantas - Orientador(a): Josué Carinhanha Caldas Santos) que foram premiados com livros e o melhor trabalho ganhou a inscrição para o congresso da IUPAC e 40ª. RASBQ que será realizado em São Paulo-SP em julho de 2017.

Maiores detalhes sobre a programação podem ser encontrados no link http://ppgqbufal.wixsite.com/simposioquimica2016

Professor Euzébio Goulart e seus alunos de graduação e pós-graduação.


Comissão organizadora e monitores do II SIMPPGQB


Palestra de abertura Prof Dr Simoni Meneghetti IQB-UFAL


Palestra do Professor Severino Alves Jr (UFPE)


Mesa redonda no II SIMPPGQB

Fonte: Isis Figueiredo (UFAL)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299