.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1257

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



16/02/2017



IOP Publishing lança programa piloto de revisão por pares dupla-cega


O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) contempla em seu acervo a plataforma do Institute of Physics (IOP), com uma coleção de mais de 100 revistas científicas de Física publicadas pelo instituto e por outras sociedades. Como parte do compromisso de se envolver com comunidades de pesquisa e atender as necessidades dos cientistas, a IOP Publishing começou a oferecer em janeiro um novo modelo de revisão por pares: a opção de revisão dupla-cega.

O feedback das comunidades científicas sugere que há uma demanda crescente por revisão por pares dupla-cega, em que o revisor não sabe a identidade do autor e vice-versa. Por meio deste programa piloto, que está disponível nos periódicos Materials Research Express (MRX) e Biomedical Physics & Engineering Express (BPEX), a editora pretende obter uma visão específica sobre o nível de interesse e a aceitação desse modelo.

De acordo com a IOP, todos os periódicos da editora usam atualmente a revisão por pares simples e cega, na qual o revisor sabe a identidade do autor, mas o autor não sabe quem revisou seu trabalho. Sob o novo esquema, os autores poderão escolher entre enviar seu trabalho para o processo de revisão por pares simples ou, se preferirem, realizar uma revisão por pares dupla-cega.

"Esta inovação fornece uma opção única para as comunidades de materiais e biofísica/engenharia, colocando-nos na vanguarda do debate em torno da revisão por pares. Esperamos com grande interesse a resposta dos pesquisadores ao esquema piloto", disse Simon Harris, editor-gerente da IOP Publishing.

O programa piloto será executado por um ano (janeiro a dezembro de 2017) – período em que a IOP vai apurar o retorno dos autores sobre o processo. Segundo Harris, a editora está monitorando "o quão bem o esquema é recebido e, em janeiro de 2018, vamos deixar a comunidade saber o que aprendemos e se planejamos ou não continuar com a opção de revisão por pares dupla-cega em nossos periódicos".

Portal de Periódicos
O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Acesse o Portal de Periódicos da CAPES.


Fonte: Com informações do Portal de Periódicos








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299