.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1263

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



30/03/2017



Plástico Brasil reúne expositores e público qualificado na capital paulista


Vista geral da Plástico Brasil - Foto: Abiquim/Divulgação

A primeira edição da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha realizada desde segunda-feira (20), no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista, terminou dia 24/03 com um total de 400 marcas expositoras, representantes dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico e da borracha: instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias-primas, reciclagem, resinas sintéticas, serviços, projetos técnicos e outros.

O evento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e da Abiquim, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Plástico Brasil seguiu a tendência mundial de feiras promovidas por entidades representativas, visando o desenvolvimento do setor e fomento dos negócios.

A Plástico Brasil recebeu compradores, transformadores e profissionais da indústria do plástico, que atendem e atuam em segmentos como construção civil, automóveis e autopeças, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados, eletrodomésticos, entre outros.

Retomada do crescimento da industrial

A cerimônia de abertura da feira, realizada no dia 20 de março, contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Abimaq, João Marchesan, do presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, do deputado federal Alex Manente (PPS/SP), coordenador do tema Plástico e Borracha da Frente Parlamentar da Química, do secretário executivo do Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, do secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, do presidente da CSMAIP - Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico, Gino Paulucci, do presidente da Plastivida e do Instituto do PVC, Miguel Bahiense, do diretor-executivo da Câmara Setorial de Máquinas para a Indústria do Plástico e da Borracha da VDMA – Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas, Thorsten Kuhlmann, e do presidente da Informa Exhibitions, Marco Basso. O presidente do Conselho Diretor da Abiquim e diretor-presidente da Elekeiroz, Marcos De Marchi, também compareceu à cerimônia de abertura.

O deputado federal Alex Manente (PPS/SP), coordenador do tema Plástico e Borracha da Frente Parlamentar da Química, discursa na abertura da Plástico Brasil - Foto: Abiquim/Divulgação

O deputado federal Alex Manente (PPS/SP), coordenador do tema Plástico e Borracha da Frente Parlamentar da Química, destacou as ações dos parlamentares para retomada da economia, permitindo que as indústrias nacionais se solidifiquem e tenham condições de gerar bons empregos, renda e inovação, desenvolvendo soluções sustentáveis para o futuro. "Passamos por um momento de debate e profundas reformas, visando a potencialização da economia. Nossa missão é diminuir a carga tributária, que hoje atrapalha o desenvolvimento, também trabalhamos para baixar as taxas de juros e para que o crédito esteja à disposição da indústria", afirmou o parlamentar.

O deputado ainda destacou a importância da indústria química para sua região. "Venho do Grande ABC, que representa 13% da indústria química brasileira. Nós, da Frente Parlamentar da Química, temos a missão de mostrar a importância dessa cadeia produtiva para o desenvolvimento do País, em especial do plástico e da borracha, responsáveis por produtos que oferecem conforto e segurança para a população".

O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, discursa na abertura da Plástico Brasil - Foto: Abiquim/Divulgação

O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, destacou que o plástico é um dos produtos que mais contribui para melhorar a vida humana. Ele lembra que a Plástico Brasil em sua primeira edição conseguiu reunir mais de 400 marcas expositoras. "Tenho certeza, que com a realização de eventos como esse poderemos retomar esse crescimento por meio de máquinas modernas equipamentos modernos. É uma demonstração eficaz de nossa indústria de máquinas".

A coordenadora técnica da divisão de meio ambiente da Prefeitura de São Paulo, Amalia Candido Stringhini, representante do secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini; o deputado federal Alex Manente (PPS/SP), coordenador do tema Plástico e Borracha da Frente Parlamentar da Química e o presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Marcos De Marchi - Foto: Abiquim/Divulgação

Sobre o mercado de resinas termoplásticas Figueiredo informou que as exportações das resinas termoplásticas cresceram 31,7% devido ao câmbio favorável. "No entanto, enfrentamos a estagnação do mercado interno", alertou. O executivo ainda destacou a necessidade de o País ter uma política industrial. "Países como Alemanha, Estados Unidos e Japão adotaram uma política industrial para se desenvolver. É um absurdo que um País rico em petróleo, gás natural e biodiversidade, como o Brasil não industrialize os seus produtos. A grande luta da Abiquim é para agregar valor aos recursos naturais brasileiros", explicou.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Abimaq, João Carlos Marchesan, a Plástico Brasil não apenas é uma realidade, como "compartilha uma nova experiência reunindo num local moderno grandes expositores da cadeia produtiva e os mais avançados processos para o aprimoramento técnico do mercado". Marchesan lembrou que a feira nasce grande, com o apoio de 70 entidades nacionais e internacionais e 400 marcas. "Estamos no caminho certo."

Programação paralela

A Plástico Brasil teve uma programação com 60 horas de conteúdo ministrado por especialistas brasileiros e estrangeiros. Entre os eventos, destacaram-se: Seminário Internacional Plástico Brasil – Rumo à Indústria 4.0; Seminário "Eficiência Energética como Diferencial Competitivo"; PETtalk – Conferência Internacional da Indústria do PET; Workshop "Mobiliários Adaptados em PVC"; SMED – Single Minute Exchange of Die – Troca Rápida de Moldes; Arena Técnica com palestras de especialistas das empresas expositoras; Ilha de Inovação em Materiais Plásticos; e Workshop de Sustentabilidade.

A diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha, apresentou o Programa Atuação Responsável® no Workshop de Sustentabilidade - Foto: Abiquim/Divulgação

O Programa Atuação Responsável® foi um dos temas do Workshop de Sustentabilidade promovido pela Plastivida e pelo Instituto Brasileiro do PVC, no dia 23. A apresentação foi realizada pela diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha, que explicou aos participantes sobre o programa, iniciativa voluntária da indústria química mundial e adotada no Brasil desde 1992, coordenada pela Abiquim.

Andrea lembrou que a indústria química está na base de todos os setores industriais e que todo País que tem uma economia forte possui indústria química forte. "Além de possibilitar o uso seguro da água, a química tornou carros e aeronaves mais leves, que permitem a redução do consumo de combustível. Ela também desenvolve soluções para que as demais cadeias industriais possam criar produtos mais sustentáveis", explicou.

Ainda segundo Andrea Carla, na década de 1980, quando o Atuação Responsável® foi criado, ainda não existiam certificações internacionais. "O Atuação Responsável® atualmente compartilha avaliações com o ISO 14000 e o OHSAS 18001", concluiu.

Andrea Carla apresentou alguns dados dos indicadores de desempenho do programa Atuação Responsável®, levantamento realizado anualmente pela Abiquim junto aos seus associados. Segundo o estudo, entre 2006 e 2015, a indústria química brasileira reduziu em 43% a geração de resíduos, em 19% o consumo de energia elétrica e em 36% a captação de água, por tonelada produzida.

O Workshop de Sustentabilidade também contou com apresentações do Prof. Dr. Alexander Turra - Docente do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, que abordou o Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo; do presidente do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida, Miguel Bahiense, que apresentou a pesquisa sobre a Análise de Ecoeficiência de Janelas de PVC; do coordenador do Comitê de EPS da Plastivida, Ivam Michaltchuck, que contou sobre os desafios da Reciclagem de EPS; e do diretor da Wortex, Paolo de Lilippis, que contou sobre o Sistema Completo de Reciclagem de Material Pós-Consumo.

Recicla Plástico Brasil

Com o objetivo de disseminar a educação ambiental, a reciclagem de plástico e sua reutilização, foi realizada a ação Recicla Plástico Brasil, promovida pela Plastivida, Instituto Brasileiro do PVC, Abimaq e Abiquim, com o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo. A ação mostrou o ciclo de vida dos plásticos e como ele participa do dia a dia das pessoas e vai destacar a coleta seletiva dos plásticos, usando um estande da feira Plástico Brasil como modelo para simular a coleta seletiva de uma cidade, formatada com a responsabilidade compartilhada entre prefeitura, sociedade civil, indústria e varejo, nos moldes da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Estande Recicla Plástico Brasil - Foto: Abiquim/Divulgação

No estande destacou as aplicações dos plásticos, uma linha de reciclagem e transformação completa. Também foram simulados ambientes como cozinha, sala/home office (ambientação, mobília e decoração utilizando o plástico), área para lazer e brinquedos, com grama sintética, mobiliários plásticos, brinquedos, deck de madeira plástica e materiais esportivos e uma área médica com os produtos de plástico, como frascos de medicamentos, próteses, bolsas de sangue e seringas, entre outros.

O estande do Recicla Plástico Brasil contou ainda com as ações: Reciclagem de credenciais, em que todas as credencias da feira, confeccionadas em plástico, eram coletadas em máquinas de Papa Cartão localizadas na saída do pavilhão e no estande do projeto. O material recolhido será destinado à reciclagem, viabilizando a fabricação de porta copos, placas de sinalização e outros materiais que ficarão expostos no estande do projeto.

Na ação Reciclagem de EPS, uma máquina degasadora retirava o ar do material reduzindo seu volume, eliminando o principal entrave para reciclagem do EPS. No Projeto Tampinha Legal, idealizado pela Plastivida em parceria com o Sinplast, Simplás e Simplav, eram recolhidas as tampas de garrafas de água, esse material será reciclado e os recursos gerados serão usados na produção de mobiliários adaptados para crianças com disfunção neuromotora.


Fonte: Abiquim Informa








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299