.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1267

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



27/04/2017



SBPC e ABC enviam carta a governador do Rio de Janeiro sobre atraso nas bolsas da Faperj


Na carta, encaminhada nesta quinta-feira, as entidades classificam a situação da Fundação carioca como calamitosa e criticam a decisão do governo do Estado de atrasar ainda mais o pagamento dos pesquisadores bolsistas, "exatamente na semana em que está sendo marcada mundialmente a Marcha Pela Ciência"

A SBPC e a Academia Brasileira de Ciências enviaram nesta quinta-feira, 20, uma carta ao governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, alertando para a grave situação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). As entidades classificam a situação da Fundação carioca como calamitosa e criticam a decisão do governo do Estado de atrasar ainda mais o pagamento dos pesquisadores bolsistas, "exatamente na semana em que está sendo marcada mundialmente a Marcha Pela Ciência".

No documento, a SBPC e a ABC ressaltam que a Fundação sofre desde 2015 as consequências da grave situação financeira e fiscal do Estado do Rio de Janeiro. O orçamento, que deveria corresponder a 2% da arrecadação líquida do Estado, não tem sido executado e os pagamentos dos cerca de 5 mil bolsistas chegam com atrasos enormes, bem como os salários dos funcionários. Mais de 3 mil laboratórios de pesquisa foram afetados com a crise.

"Esperamos que seja dada máxima prioridade à correção dessa situação, de modo a impedir o desmonte de equipes de pesquisa e programas de pós-graduação que têm dado uma contribuição inestimável à economia e à população do Estado do Rio de Janeiro", pedem as entidades na carta.

O documento na íntegra está disponível aqui.


Fonte: Jornal da Ciência


















Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299