.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1271

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/05/2017



Conheça os vencedores da 14ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os vencedores do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.

Atribuído anualmente, o objetivo do Prêmio é reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

Em sua 14ª edição, o premio foi dividido em duas categorias, Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica. Ao todo, participaram 154 instituições, sendo 117 universidades e 37 institutos de pesquisa. As instituições encaminharam ao CNPq 450 relatórios dos bolsistas, dos quais 380 foram validados, sendo 142 de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 137 de Ciências da Vida e 101 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Para avaliação dos trabalhos foram observados os critérios definidos no Regulamento do Prêmio: a) mérito, relevância e qualidade do relatório final; b) originalidade e inovação; c) aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais; e d) perfil, histórico escolar, atuação e atribuições do bolsista do ponto de vista do orientador.

Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado ou doutorado, passagens aéreas e hospedagem para participar da reunião da edição 2017 da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela CAPES.

Os vencedores da 14ª edição do Prêmio são:

Categoria Ciências Humanas e Sociais, letras e Artes

Laura Olguins de Moura - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista do PIBITI, tendo como orientador Fabio Pinto da Silva, com o trabalho intitulado: "O uso da tecnologia de digitalização tridimensional na documentação e preservação de bens materiais instalados em espaços públicos".

Eliana Lins Morandi - da Fundação Getúlio Vargas (FGV), bolsista do PIBIC, tendo como orientador Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes, com o trabalho intitulado: "A segregação racial e espacial no município de São Paulo: o impacto da segregação educacional no hiato de renda entre diferentes grupos raciais".

Categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

Gabrielle Maria Fonseca Pierangeli - da Pontificia Universidade Católica de Campinas (PUCC), bolsista PIBITI do Instituto Agronômico (IAC), tendo como orientadora a professora Adriana Parada Dias da Silveira, com o trabalho intitulado: "Utilização de microrganismos benéficos na produção de mudas de cana de açúcar pelo sistema MPB".

Daniel Schwalbe Koda - do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), bolsista do PIBIC, tendo como orientadora Lara KUhl Teles, com o trabalho intitulado:
"Propriedades Eletrônicas de Materiais Bidimensionais e suas Heteroestruturas".

Categoria Ciências da Vida

Icaro Rodrigues Sarquis - da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), bolsista do PIBITI, tendo como orientador o professor Caio Pinho Fernandes com o trabalho intitulado: "Desenvolvimento de nanodispersões Iarvicidas com frações obtidas do éieo de Sucupira (Pterodon emarginatus V)".

Ana Luiza Martins Karl - do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), bolsista do PIBIC, tendo como orientador Laurent Emmanuel Dardenne, com o trabalho intitulado: "Modelagem Molecular de Inibidores Potentes e Seletivos Para a Enzima Acetilcolinesterase".

Categoria Mérito Institucional

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Conheça a comissão julgadora do Premio

Comissão de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Ney Augusto Dumont PUCRio (Presidente da Comissão)
Anderson Stevens Leonidas Gomes UFPE
Joaquim de Araújo Nóbrega UFSCar

Comissão de Ciências Humanas e Sociais, letras e Artes
Regina Zilberman UFRGS (Presidente da Comissão)
Anita Guazzelli Bernardes UCDBMS
Rafael Ivan Chambouleyron UFPA

Comissão de Ciências da Vida
Miguel Pedro Guerra UFSC (Presidente da Comissão)
Jaime Martins de Santana UnB - Indicado pela SBPC
Maria Rita dos Santos e Passos Bueno USP - Indicada pela ABC


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299