.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1272

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



01/06/2017



Brasil e Canadá realizam a terceira reunião do Comitê Conjunto para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação


Delegação chefiada por representantes do MCTIC discutiu ampliação de parcerias com o país da América do Norte. Discussões foram focadas na cooperação em ciências da vida, nanotecnologia, bioeconomia e agricultura, pesquisa e desenvolvimento industrial, parques tecnológicos e oportunidades de financiamento.

Delegação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) discutiu, no Canadá, temas prioritários e estratégicos para a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre Brasil e o país da América do Norte. O encontro, chefiado pelo assessor especial de Assuntos Internacionais da pasta, Luis Felipe Fortuna, reuniu representantes da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) e da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), de entidades vinculadas ao MCTIC como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), além de outros órgãos como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A equipe brasileira foi recebida pelo vice-presidente executivo do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades do Canadá (SSHRC, na sigla em inglês), Ted Hewitt.

Foram discutidas parcerias e intercâmbios nas áreas de ciências da vida, nanotecnologia, bioeconomia e agricultura, pesquisa e desenvolvimento industrial, parques tecnológicos e oportunidades de financiamento. Os participantes apresentaram os principais objetivos e atividades de suas instituições, inclusive ações realizadas com parceiros no Brasil, e propuseram caminhos para fortalecer a cooperação bilateral.

Fortuna afirmou que as discussões contribuirão para aprimorar relações consolidadas e indicar novos caminhos para promover cooperação mutuamente benéfica. "Trago uma mensagem clara do ministro Gilberto Kassab no sentido de priorizar o relacionamento em ciência, tecnologia e inovação com o Canadá, assim como fortalecer importantes contatos e desenvolver novos. Esperamos que o resultado desse Comitê Conjunto contribua para uma reunião futura dos ministros brasileiro e canadense", disse.

O líder da delegação canadense, Ted Hewitt, considerou a reunião como oportunidade para tratar de possibilidades de realização do potencial apresentado pelo relacionamento bilateral, dado o tamanho das duas economias e os interesses estratégicos de ambos os países. O cônsul-geral adjunto do Brasil em Toronto, Ademar Seabra, salientou as grandes oportunidades para os ecossistemas de inovação de Brasil e Canadá.

Nathalie Béchamp, diretora-geral para Investimentos e Inovação do Global Affairs Canada, departamento do governo canadense responsável por promover as relações internacionais do país, afirmou que o Brasil é considerado "parceiro-chave ao enfrentamento de desafios globais e ao desenvolvimento de soluções conjuntas em diversas áreas", por buscar melhorar sua competitividade e trabalhar internacionalmente em inovação, assim como o Canadá.

Fortuna enfatizou ainda o amplo potencial para o estabelecimento de parcerias entre os dois países. "Brasil e Canadá são similares em muitos aspectos, objetivos e desafios. Temos dois dos maiores territórios no mundo e populações extremamente diversificadas. Assim como o Canadá, o Brasil está trabalhando para aumentar o percentual do PIB dedicado à inovação e criar centros tecnológicos de excelência. Para o Brasil, ciência, tecnologia e inovação são ferramentas importantes não apenas para o crescimento econômico e a competitividade, mas para combater a pobreza e promover inclusão social", afirmou.


Fonte: MCTIC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299