.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1284

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



06/09/2017



Fiocruz libera mosquitos Aedes com bactéria Wolbachia no Rio de Janeiro


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou nesta semana a liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, em larga escala, no município do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte das ações do projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil (EDB), que amplia, gradativamente, a área de liberação destes mosquitos na cidade.

O método constitui uma alternativa autossustentável pois, no cruzamento com mosquitos de campo, a fêmea transmite a bactéria aos seus filhotes e, naturalmente, a Wolbachia se perpetuará nas gerações futuras dos mosquitos. As técnicas empregadas pelo EDB não envolvem modificações genéticas, nem no Aedes aegypti e nem na Wolbachia, não provocam a supressão do mosquito, e sim, a substituição de uma população que transmite dengue, zika e chikungunya por outra que não oferece risco à população.

Dez bairros da Ilha do Governador serão atendidos nessa etapa da expansão: Ribeira, Zumbi, Cacuia, Pitangueiras, Praia da Bandeira, Cocotá, Bancários, Freguesia, Tauá e Moneró. Na sequência, toda a Ilha do Governador será coberta. Após a conclusão do trabalho na região, o projeto EDB se expandirá para outras localidades da cidade do Rio de Janeiro, nas zonas Norte e Sul. A liberação de mosquitos será encerrada até o final de 2018 e, ao término do processo, a expectativa é que as áreas beneficiadas pelo projeto reúnam cerca de 2,5 milhões habitantes.

De acordo com a Fiocruz, ao dar início a essa nova fase do projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, os pesquisadores da entidade, em parceria com outras instituições, reforçam suas apostas em iniciativas inovadoras e buscam, por diferentes prismas, enfrentar uma doença que traz problemas ao país.

"Este projeto é uma clara demonstração de que a inovação tecnológica pode contribuir para a superação de graves problemas de saúde pública, como as doenças que têm o Aedes aegypti como transmissor", ressalta a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

A verificação da presença da Wolbachia nos mosquitos é feita por meio da análise em laboratório dos mosquitos que são capturados, semanalmente, pela equipe do EDB. As armadilhas de mosquitos ficam instaladas na residências e comércios de moradores ou trabalhadores nas áreas, que aceitam participar voluntariamente como anfitriões, formalizando sua parceria junto ao EDB.

Para mais informações, acesse o site do Eliminar a Dengue: Desafio Brasil.


Fonte: Agência ABIPTI, com informações da Fiocruz








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299