.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1291

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/10/2017



SOS Ciência


Em vídeo produzido em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, cientistas brasileiros pedem ajuda à população contra os cortes orçamentários na área

Cientistas brasileiros divulgaram neste final de semana o vídeo-manifesto “SOS Ciência”, que faz um alerta e pede o apoio de toda população contra os cortes orçamentários na área de ciência e tecnologia no País e os efeitos que isso causará no desenvolvimento brasileiro.

A peça traz declarações de grandes personalidades da ciência brasileira. O vídeo abre com um panorama da atual situação da Ciência e Tecnologia brasileira, com o menor orçamento em todos os tempos; após isso, é listada uma série de iniciativas na área, como a criação de universidades públicas, laboratórios modernos e criação de novas tecnologias, e o que isso proporcionou ao País: transformação do Brasil na maior potência agrícola do planeta, descobertas como o bioetanol e o Pré-sal e o enfrentamento a doenças como zika, a febre amarela e a dengue.

No escopo de outras manifestações, como a 3ª Marcha pela Ciência e uma ampla mobilização no Congresso Nacional, a mensagem ao final do vídeo é clara: “A ciência brasileira precisa da sua ajuda. O orçamento de 2018 está sendo discutido agora no Congresso Nacional, e pode decretar a falência ou a sobrevivência de todo o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Compartilhe essa mensagem: ciência não é gasto, é investimento. Investir em ciência é investir no futuro do Brasil”.

Assista ao vídeo completo aqui.

Os cientistas fizeram também uma petição; assine em Manifesto pela Ciência.


Fonte: Jornal da Ciência








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299