.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1291

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/10/2017



Finep anuncia nova linha de crédito para empresas que investirem em pesquisa



 

A Finep, empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação, lançou no dia 19/10, o Finep Conecta, uma linha de crédito para oferecer melhores condições de apoio a empresas que investirem em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em parceria com institutos de ciência e tecnologia ou universidades.

O Finep Conecta, prevê taxas de juros menores com prazos e carências mais longos. O valor disponível para financiar projetos que se enquadrem nos requisitos é deR$ 500 milhões. Dependendo do grau de inovação da proposta, a Finep vai financiar até 100% do projeto, que deve ter valor mínimo de R$ 5 milhões. O prazo de retorno do empréstimo chega a 16 anos.

A Finep, que é vinculada Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, vai financiar tanto empresas na área de P&D quanto universidades. Os recursos disponíveis são da própria empresa e se for necessário, o orçamento poderá ser ampliado.

"Estamos oferecendo recurso de longo prazo, barato, acessível às empresas para elas desenvolverem seus projetos de inovação desde que tragam o meio acadêmico para o desenvolvimento", destacou o presidente da Finep, Marcus Cintra.

De acordo com ele, na maioria das vezes, as empresas não geram ideias inovadoras porque os pesquisadores não são contratados, ao mesmo tempo, os pesquisadores se dedicam mais às suas teses e estudos e não a trabalhar em projetos que interessem ao setor produtivo.

"Esse programa faz com que a empresa diga ao pesquisador o que ela precisa e pague ao pesquisador para desenvolver o produto. Parte dos recursos que a Finep dá para a empresa é transferida para os institutos sob encomenda para desenvolver o que a empresa precisa", explicou Cintra.


Fonte: Agência CT&I com informações da EBC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299