.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1297

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/12/2017



Professor Érico Flores é eleito Vice-Presidente da Divisão de Química Analítica da IUPAC



 

O Prof. Érico M. M. Flores, do Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atual Diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), foi recentemente eleito Vice-Presidente da Divisão de Química Analítica (Division V) da IUPAC para o biênio 2018-2019.

O Prof. Érico, único representante brasileiro na área de Química Analítica da IUPAC, é membro da Sociedade Brasileira de Química e com grande envolvimento nas atividades da sociedade, tendo ocupado os cargos de Tesoureiro, Vice-Diretor e Diretor da Divisão de Química Analítica da SBQ. É também Fellow da Royal Society of Chemistry/UK e membro do comitê editorial de importantes periódicos internacionais como Ultrasonics Sonochemistry (Elsevier, FI 4,21) e Journal of Analytical Atomic Spectrometry (RSC, FI 3,46). "Pelo que me foi informado, é a primeira vez que um pesquisador sul-americano é eleito para tal cargo, o que entendo ser uma distinção para nosso país e em especial para minha universidade e para o Rio Grande do Sul", destaca Érico.

O Prof. Érico é orientador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM e seu grupo tem atuado em pesquisa e desenvolvimento tecnológico envolvendo o emprego de energias alternativas, como ultrassom e micro-ondas com aplicação em diversos processos de laboratório e também industriais. O grupo tem atuado também na área de controle de qualidade de produtos farmacêuticos, nanomateriais e na extração e determinação de elementos terras raras que são áreas estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Sobre a IUPAC

A IUPAC é uma organização internacional não governamental, criada em Genebra, Suíça, em 1919, e possui como membros, todas as sociedades de Química além de diversas instituições científicas e tecnológicas. A IUPAC foi criada com o objetivo inicial de elaborar as regras da nomenclatura oficial de todos os compostos químicos, porém, atualmente, envolve uma série de atividades relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como pesquisa e inovação de interesse industrial. Nas conferências da IUPAC, reunidas cada dois anos, as diferentes divisões e comissões apresentam os seus relatórios, que são discutidos e publicados, após aprovação. Deste modo, a IUPAC é um centro internacional onde os mais eminentes especialistas se encontram e permutam as suas ideias e experiências, com o fim de conseguir acordos que favoreçam o progresso da química em todo o mundo.

Entre suas atividades, desde 1960 a IUPAC publica regularmente um dos mais importantes periódicos científicos na área de química, o Pure and Applied Chemistry Journal (fator de impacto 2.626), que abrange todas as áreas da química, assim como de outras ciências correlatas.

Veja também:

ACTIONS TAKEN AT IUPAC COUNCIL AND BUREAU, SÃO PAULO, BRAZIL 2017

Professor Érico Flores é eleito vice-presidente da Divisão de Química Analítica da IUPAC


Fonte: Fábio Andrei Duarte (UFSM)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299