.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1302

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/01/2018



Vanderlan Bolzani é nomeada para Conselho Superior da Fapesp


Houve ainda a nomeação de José Goldemberg, Marco Antonio Zago e Ignácio Maria Proveda Velasco, indicados pela USP. Bolzani, que é professora do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e vice-presidente da SBPC, foi indicada pelos demais Institutos de Ensino Superior e de Pesquisa, oficiais ou particulares em funcionamento no Estado de São Paulo. Publicação saiu no Diário Oficial de hoje

Vanderlan Bolzani, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professora do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, foi nomeada, pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, para integrar o Conselho Superior da Fapesp. Ela irá complementar o mandato do professor Julio Cezar Durigan, até 17/8/2022, em virtude do falecimento dele, em setembro último. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quarta-feira (24).

Houve ainda a nomeação de José Goldemberg, Marco Antonio Zago e Ignácio Maria Proveda Velasco, indicados pela USP. Vanderlan foi indicada pelos demais Institutos de Ensino Superior e de Pesquisa, oficiais ou particulares em funcionamento no Estado de São Paulo.

Carlos Frederico de Oliveira Graeff, pró-reitor de Pesquisa da Unesp, destaca a importância da nomeação para o Conselho Superior da Fapesp. "Trata-se do órgão máximo da entidade, responsável por estabelecer rumos importantes sobre políticas de financiamento e sobre o futuro da Fundação como um todo", comenta.

"O fato de a professora Vanderlan ter ficado em primeiro lugar na lista tríplice já constituía um reconhecimento dos eleitores da importância dela enquanto pesquisadora de renome nacional e internacional e atuante nas discussões que envolvem a política científica no País. Além disso, atende à expectativa da Universidade manter o seu número de participantes no Conselho Superior, já que a vaga em aberto é a que pertencia ao professor Durigan", conclui.

"Agradeço a nomeação e a confiança depositada na votação expressiva que tive na eleição ao Conselho Superior da Fapesp, divulgada em dezembro último, ficando em 1o. lugar na lista tríplice. Estarei sempre atenta aos interesses da ciência, tecnologia e inovação, pilares de sustentação de qualquer nação que almeja soberania econômica e social. Nossa Unesp é uma grande universidade e ao longo dos quase 40 anos que aqui estou tento trabalhar com muito empenho como professora e cientista, visando contribuir com uma Instituição que me deu todo apoio institucional para realizar um trabalho que é verdadeira paixão. Me orgulha em ser parte desta grande comunidade e mais ainda ter a confiança de todos", declarou a professora.

Sobre Vanderlan Bolzani

Professora titular do Instituto de Química da Unesp e membro da Academia Paulista de Ciência e da Academia Brasileira de Ciências, Vanderlan Bolzani é farmacêutica graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba, mestre em química orgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) e doutora em ciências, também pelo IQ-USP, em 1982. Chefiou o Departamento de Química da Unesp por dois mandatos consecutivos. Foi membro do Conselho Universitário e do Conselho de Pós-Graduação da Unesp, ocupou os cargos de vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e foi assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade. Em 2009 foi eleita fellow da Royal Society of Chemistry (UK). É membro da coordenação do programa BIOTA-Fapesp/BIOprospecTA e desde 2015 é vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Lista tríplice

A professora Vanderlan tinha sido a mais votada em lista tríplice que contou ainda com Helena Bonciani Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Ronaldo Aloise Pilli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Vanderlan Bolzani teve 507 votos; Helena Nader, 478 votos; e Ronaldo Pilli, 216 votos. Foram recebidos 989 votos válidos, 1 em branco e 2 nulos, com participação de 92,2% do colégio eleitoral.

A lista foi encaminhada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, para a escolha do novo conselheiro, nos termos do art. 7º, § 3º, da Lei Estadual nº 5.918, de 18/10/1960, combinado com o art. 9º, alínea "c", dos Estatutos da FAPESP, aprovados pelo Decreto nº 40.132, de 23/05/1962.

A eleição

As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo inscreveram 14 candidatos.

A eleição foi realizada no período de 11 a 15 de dezembro de 2017, pela internet, encerrando-se às 17 horas do último dia. Encerrada a votação, imediatamente foi feita a apuração do seu resultado pela Comissão Eleitoral, na sede da Fapesp.

Integraram a comissão os conselheiros Eduardo Moacyr Krieger (presidente), José de Souza Martins e Marilza Vieira Cunha Rudge. O presidente da Fapesp, José Goldemberg, também participou do encerramento da eleição.

Mais informações: http://www.fapesp.br/11455.


Fonte: Unesp Notícias








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299