.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1303

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



01/02/2018



SBPC lança selo comemorativo dos seus 70 anos


O lançamento marca o início das atividades a serem realizadas, ao longo de 2018, para comemorar as sete décadas de atuação da entidade na construção e avanço da ciência, da educação e da democracia no Brasil

 

A SBPC lançou nesta segunda-feira, 29, o selo comemorativo do aniversário de 70 anos de sua fundação. Composta pelos números sete e zero sob o tradicional logotipo da SBPC, a imagem marca o início das atividades a serem realizadas, ao longo de 2018, para comemorar as sete décadas de atuação da entidade na construção e avanço da ciência, da educação e da democracia no Brasil.

O selo comemorativo deverá ser utilizado como assinatura da SBPC até junho de 2019. A concepção é dos artistas gráficos Marília Ponte e Gilberto Tomé, que levaram em conta a importância da história da SBPC e sua contínua atividade em prol do desenvolvimento futuro do País.

"A aproximação com a história da entidade, através dos inúmeros materiais fornecidos pela própria SBPC, levou-nos à decisão de eleger clareza, simplicidade e movimento como as características principais deste sinal gráfico que é o selo comemorativo dos 70 anos. Sabíamos da importância da atuação da entidade não só na consolidação dos avanços da ciência e da educação em nosso país, mas como uma das principais vozes da sociedade civil. Contudo, tomar contato com seu rico acervo de fotografias e de publicações estimulou-nos ainda mais a criar um sinal que pudesse transmitir esse enorme movimento contínuo que a SBPC vem realizando ano a ano, como força que ascende e aponta para o futuro", conta Tomé.

Conforme descrevem os artistas, a partir de uma fonte geométrica, que remete a formas elementares (o círculo, o triângulo), o número 70 foi configurado simplesmente inserido sob o quadrado que abriga o logotipo da SBPC. "O algarismo zero, com sua forma bem circular, a terminação em canto vivo do algarismo 7, que remete a uma seta e também a um triângulo, compõem com o quadrado da SBPC, sugerindo espacialidade pelos planos que se estabelecem", descrevem os criadores.

"O selo comemorativo dos 70 anos da SBPC representa a essência da Sociedade e a projeta para o futuro", observa Lisbeth Cordani, membro da Comissão dos 70 anos da SBPC. Cordani destaca que a marca, com as palavras-chave nela contidas – Ciência Educação Ontem Hoje Amanhã – traz a experiência do passado e mostra que a SBPC está preparada para o futuro.

"Essa é uma imagem forte", acrescenta Áurea Gil, historiadora responsável pelo Centro de Memória da SBPC. "No selo temos o logo da SBPC ancorado sobre os 70 anos, expressando a força de sua própria história", diz.

Walkiria Chassot, coordenadora executiva da Comissão dos 70 anos da SBPC, também ressalta a representatividade do símbolo. "O número sete é como uma seta, que aponta para o futuro. Essa ideia também sustenta os preparativos para a exposição do septuagenário da SBPC", conta. Chassot, juntamente com o pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Fidelis da Ponte, será curadora do projeto de exposição itinerante a ser exibida no Congresso Nacional, em junho, e, posteriormente, na Reunião Anual da SBPC em Maceió, em julho. Dali, o projeto será adaptado para outros espaços pelo País. A exibição destacará a história da SBPC e sua atuação na política de ciência e tecnologia, na educação, nos direitos humanos, na divulgação científica e na democratização do País.

Comemorações

Fundada em 8 de julho de 1948, a história da SBPC está profundamente ligada com o processo de evolução social, política e econômica brasileiras e, especialmente, com a institucionalização da ciência e o desenvolvimento científico e tecnológico no País. Além da política, a história da SBPC é marcada pela luta pela consolidação de uma cultura científica no Brasil.

Diversas atividades serão realizadas por todo o ano que marcará o septuagenário da SBPC. O lançamento de um livro, a produção de vídeos e de um documentário também estão na programação de celebrações das sete décadas desta que é a Sociedade mais representativa da comunidade científica brasileira, que conta com mais de 5 mil sócios ativos e mais de 130 sociedades associadas, de várias áreas do conhecimento.

Outra proposta definida no encontro é que todas as secretarias regionais da SBPC serão convidadas a desenvolver, paralelamente, atividades em seus estados que resgatem a história e os impactos locais da atuação da SBPC.

Também foi discutido um projeto que contará com a colaboração ampla de todas as pessoas que já participaram de reuniões anuais da SBPC, realizadas ininterruptamente desde 1948. A Comissão organizadora pretende reunir depoimentos, em vídeos curtos e notas escritas, que serão publicados em uma sessão especial no site da SBPC. Todos estão convidados para participar deste projeto.


Fonte: Jornal da Ciência








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299