.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1308

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/03/2018



Clique na imagem para ampliá-la

Mudando a história!


Para muitas(os) de nós, parece impossível imaginar que, há menos de 60 anos, a mulher brasileira casada necessitava de autorização do marido para trabalhar, receber herança ou ter a guarda dos filhos em caso de separação. Porém, apenas com a sanção do Estatuto da Mulher Casada, em 1962, essa condição foi mudada. Embora possa causar indignação hoje, a incapacidade da mulher de tomar suas próprias decisões era aceita naturalmente por grande parte da sociedade da época.

Hoje, para muitos(as) de nós, é impossível acreditar que ainda precisemos de uma data no calendário para celebrar o dia internacional da mulher e lutar por nossos direitos. Mas os impressionantes números sobre desigualdade de gênero e violência contra a mulher que nos chegam de todas as fontes mostram que sim, ainda precisamos!

Qualquer que seja o discurso, não é sem razão que o dia 08 de março é comemorado em países mundo afora. Mais do que uma data para celebrar as (muitas) importantes conquistas do último século, trata-se de um dia especial em que os olhos da humanidade se voltam para um objetivo comum: preparar as próximas gerações de homens e mulheres para um futuro justo e naturalmente equilibrado, no qual todos possam ser igualmente respeitados e valorizados em suas especificidades. Para que, em 60 anos, as jovens mulheres não consigam sequer imaginar que em 2018 as mulheres ainda ganhavam menos, trabalhavam mais (em dupla jornada), decidiam menos e tinham pouquíssima representatividade política.

Que as nossas queridas associadas tenham hoje um dia pleno de pequenas grandes vitórias, pois são nos imperceptíveis avanços diários da nossa paixão por ciência e ensino que criamos a possibilidade de inspirar, de transformar, de mudar o destino das futuras gerações de meninas/mulheres, transformadoras por sua vez. Que todas vocês celebrem com entusiasmo as suas carreiras, as suas famílias, as suas paixões!

Um abraço especial a todas as ex- e atuais diretoras, conselheiras, secretárias, diretoras de divisão, vice-diretoras, secretárias regionais, vice-secretárias, tesoureiras e à única ex-presidente da SBQ, pelo trabalho adicional e exemplar de fortalecer a Sociedade Brasileira de Química e a ciência no nosso país! Um abraço especial aos homens que andam ao lado dessas fantásticas mulheres!

Sigamos unidas(os)!

Rossimiriam Freitas
Secretária Geral da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299