.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1314

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/04/2018



Regras e Regulamento "Para Mulheres na Ciência" 2018


REGULAMENTO

Regras e Regulamento “Para Mulheres na Ciência” 2018

1. Introdução

O programa L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência tem como objetivo promover e encorajar jovens mulheres brasileiras na Ciência. Este programa identifica e recompensa jovens cientistas talentosas no campo das Ciências da Vida, Ciências Físicas, Matemática e Química. Nestas áreas se percebe um desequilíbrio de gêneros entre os pesquisadores… e a Ciência precisa de mulheres!

O Programa homenageia anualmente sete (7) mulheres pela qualidade de suas pesquisas e encoraja-as a prosseguirem uma brilhante carreira na ciência em qualquer local do Brasil.

As bolsas são concedidas pela L’Oréal Brasil em parceria com a Unesco do Brasil e a Academia Brasileira de Ciências.

2. Sobre as Bolsas-Auxílio

2.1 O Programa de bolsa-auxílio visa apoiar projetos científicos viáveis e de qualidade a serem desenvolvidos durante doze (12) meses por pesquisadoras que tenham fortes vínculos científicos e colaborações com o Brasil, por no mínimo os últimos quatro anos, e desenvolvam os projetos de pesquisa em instituições nacionais.

2.2 O Programa selecionará sete (7) pesquisadoras.

2.3 As bolsas-auxílio serão atribuídas nas áreas de Ciências Físicas (1 Bolsa); Ciências da Vida (Biomédicas, Biológicas e da Saúde) (4 Bolsas); Ciências Matemáticas (1 Bolsa); e Ciências Químicas (1 Bolsa).

2.4 O valor de cada bolsa-auxílio é de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para aplicação em doze (12) meses.

2.5 2.5 As bolsas-auxílio serão entregues às pesquisadoras selecionadas durante a cerimônia de premiação, que ocorrerá no dia 04 de outubro de 2018, no Rio de Janeiro, em local a ser definido.

3. Critérios para Elegibilidade

A candidata deve satisfazer aos seguintes critérios:

3.1 Ter concluído o doutorado a partir de 01/01/2011.

3.2 Se proponha a realizar trabalhos científicos em instituições brasileiras adequadas ao desenvolvimento do projeto submetido.

3.3 Estar conduzindo pesquisa nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Matemática ou Química.

3.4 Ter “curriculum vitae” atualizado na Plataforma Lattes.

3.5 Candidaturas que não preencham os critérios e procedimentos aqui especificados não serão consideradas.

4. Formulário de Inscrição e Documentos Complementares

4.1 A candidata elegível deve preencher os dados e incluir os documentos abaixo no Formulário de Inscrições, disponível no site www.paramulheresnaciencia.com.br a partir de 08 de março de 2018:

www.paramulheresnaciencia.com.br a partir de 08 de março de 2017:

4.1.1 Formulário de Inscrição Eletrônico preenchido;

4.1.2 Mini Resumo e Importância prática e/ou teórica do Projeto de Pesquisa;

4.1.3 Declaração de concordância da(s) instituição(ões) nacional(is) onde a pesquisa será desenvolvida (documentos digitalizados e anexados eletronicamente, em um único arquivo formato PDF);

4.1.4 Projeto de Pesquisa, incluindo referências bibliográficas (máximo de 4 páginas em formato A4, espaço duplo, fonte Times New Roman, corpo 12, anexado eletronicamente em um único arquivo formato PDF).

4.2 Cada candidata poderá se inscrever apenas uma vez por edição, apresentando um único Projeto de Pesquisa.

4.3 Candidatas de anos anteriores que não tenham sido contempladas com o prêmio podem submeter seus Projetos para nova avaliação.

4.4 Não são aceitas inscrições em papel. Todas as inscrições devem ser registradas no site do programa até o dia 20 de abril de 2018.

5. Seleção das vencedoras

5.1 A seleção das sete (7) vencedoras é feita por um júri composto por quatorze (14) pesquisadores da Academia Brasileira de Ciências (ABC), um (1) representante da L’Oréal Brasil e um (1) representante da UNESCO no Brasil, e presidido pelo Presidente da ABC. Sua decisão é final e inapelável. Não pode ser contestada ou sujeita a explicações ou justificativas.

5.2 O júri estabelecerá critérios de escolha envolvendo a qualidade e impacto do projeto e do trabalho anteriormente desenvolvido pela candidata. Poderão também ser ponderadas outras características, como a independência e potencialidade da candidata frente ao sucesso do projeto.

5.3 As selecionadas serão informadas do resultado no final do processo de seleção, após a reunião do Júri. O anúncio deve permanecer confidencial até data que será informada pela organização do Programa.

6. Responsabilidades das ganhadoras das bolsas:

6.1 As pesquisadoras selecionadas deverão desenvolver seus Projetos de Pesquisa no Brasil durante o período de vigência da bolsa-auxílio (12 meses).

6.2 Nas publicações científicas relacionadas ao projeto apresentado deverá constar um agradecimento ao auxílio recebido à L’ORÉAL-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência.

6.3 Manter o seu anúncio confidencial até a data estipulada pela organização do Programa e não contatar a imprensa ou publicar em redes sociais.

6.4 As ganhadoras concordam em ser fotografadas, filmadas e entrevistadas para fins relacionados ao programa Para Mulheres na Ciência. Estas fotos, vídeos e textos serão usados nas publicações e nas mídias audiovisuais/sociais incluindo, mas não se limitando, a imprensa escrita, televisão, internet, publicações corporativas e exposições. A imagem da vencedora pode ser usada para a promoção da ciência. As vencedoras não receberão nenhuma remuneração para tal atividade promocional.

6.5 As pesquisadoras selecionadas deverão notificar a L’Oréal e a ABC em caso de: mudança do local de trabalho, mudança do local da pesquisa ou desistência.

6.6 Ao final do período de dois (2) anos, cada pesquisadora selecionada deverá enviar (eletronicamente) à L’Oréal a à ABC um relatório com, no máximo, duas (2) páginas, com uma breve descrição de como a Bolsa-auxílio foi aplicada e como ela contribuiu para as atividades de pesquisa, seja no progresso do projeto científico, no benefício a outros(as) pesquisadores(as) ou à universidade. Eventuais publicações referentes ao projeto devem ser anexadas.

6.7 L’Oréal e ABC encorajam cada pesquisadora selecionada a desenvolver, durante os próximos dois (2) anos, atividades que incentivem a ciência em escolas de ensino fundamental/médio, a fim de despertar o interesse pela pesquisa nos jovens brasileiros. São sugestões de atividades: palestras, workshops, aulas etc. É solicitado que um relatório com estes dados seja enviado (eletronicamente) à L’Oréal e à ABC.

6.8 Participar da cerimônia oficial e de eventos que ocorram ao longo do ano relativos ao Programa.

7. Cronograma Provisório

- Abertura das inscrições: 08 de março de 2018.
- Encerramento das inscrições: 20 de abril de 2018.
- Seleção pelo Júri: julho de 2018.
- Anúncio das vencedoras: agosto de 2018 (a ser confirmado).
- Cerimônia: 04 de outubro de 2018.

Acesse:
www.paramulheresnaciencia.com.br
www.loreal.com.br
facebook.com/paramulheresnaciencia
twitter.com/mulhernaciencia


Fonte: Para Mulheres na Ciência


Para saber mais:








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299