.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1316

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/05/2018



Reunião na CAPES inicia a reflexão sobre o futuro da pós-graduação


O Grupo de Trabalho responsável por realizar diagnóstico da pós-graduação brasileira com a finalidade de avaliar o estágio e uma reflexão sobre o seu futuro realizou 1ª reunião nesta sexta-feira, 27. O GT também irá realizar estudos sobre a pós-graduação brasileira no sentido de levantar subsídios para verificação de possibilidades de implementação de ações que normatizam direitos e deveres dos pós-graduandos.

Além da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participaram do encontro representantes de diversas esferas do ensino superior: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria de Educação Superior (SESu-MEC); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – (SBPC), Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

O diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, Geraldo Nunes Sobrinho, aponta que o crescimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), cerca de 6,7% ao ano, não foi acompanhado pelo crescimento do financiamento. Além disso, o diretor reforçou a necessidade de combater as desigualdades regionais; reequilibrar o financiamento de bolsas, custeio e capital para a pós-graduação; e buscar equilíbrio, especialmente em tempos de cortes em outras agências, que geram uma sobrecarga para CAPES.

 
 Além da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participaram do encontro representantes de diversas esferas do ensino superior (Foto: Edson Morais - CCS-CAPES)

Nunes ainda afirma que é necessário "coordenar os investimentos no país com as políticas de internacionalização da pesquisa e da pós-graduação nas nossas universidades e fortalecer junto aos gestores do sistema educacional, bem como de órgãos de controle a compreensão da importância do Portal de Periódicos da CAPES."

Fernanda Sobral, representante da SBPC, reconheceu a importância do Portal de Periódicos para a pós-graduação desde sua criação. "O Portal teve papel importantíssimo na própria internacionalização do sistema, quando garantiu acesso a diversos conteúdos estrangeiros." Demais representantes também concordaram com essa visão e que é necessário conscientizar todas entidades vinculadas ao sistema sobre a relevância do Portal de Periódicos.

 
Fernanda Sobral, representante da SBPC, reconheceu a importância do Portal de Periódicos para a pós-graduação (Foto: Edson Morais - CCS/CAPES  

Milca Severino Pereira, representante do Foprop ressaltou o olhar para a situação econômica dos bolsistas. "A CAPES é um órgão essencial para educação, ciência, tecnologia e inovação e a concessão de bolsa é condição sine qua non para o desenvolvimento do sistema". A presidente da ANPG, Tamara Naiz, reconheceu a CAPES e CNPQ como exemplos de órgãos a serem seguidos em relação à eficiência de seus gastos e investimentos. "O pesquisador precisa ser valorizado, de forma que o sucesso desta pessoa vai garantir o sucesso do investimento público", definiu. Entre outros tópicos da reunião, o encontro foi um primeiro momento para debate da relação entre avaliação e fomento; e os papéis das agências com as instituições de ensino superior.





Fonte: (Edson Morais – Brasília/DF – CCS/CAPES)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299