.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1319

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/06/2018



Editorial


Rossimiriam Freitas (UFMG), atual editora, e Fernando de Carvalho da Silva (UFF),
novo editor do Boletim Eletrônico da SBQ

Me junto hoje aos queridos colegas que me antecederam e se tornaram ex-editores do Boletim Eletrônico da SBQ, o principal canal de comunicação da nossa Sociedade com os seus associados. O desafio me foi colocado, prematuramente, em fevereiro de 2016, com o afastamento do Professor Luiz Fernando Silva Jr., e depois oficialmente, após a minha posse como Secretária Geral da SBQ em maio de 2016, já que a edição do Boletim Eletrônico (BE) está compreendida dentre as inúmeras atribuições do cargo. Em todo esse período, tive a oportunidade de editar 110 edições regulares, enviadas aos assinantes semanalmente às quintas-feiras às 14 horas, e 12 números especiais. A missão, prazerosa e desafiadora, fez com que minhas quartas-feiras se tornassem extraordinárias e que uma frase se tornasse bastante popular entre meus alunos, no meu grupo de pesquisa e entre colegas do meu departamento neste dia da semana: "hoje ela não pode, está editando o Boletim".

O cumprimento da tarefa custou-me dedicação intensa, mas permitiu-me ganhos incalculáveis. Conheci de muito perto a nossa grande comunidade de químicos e suas especificidades, sua garra, sua determinação e envolvimento por uma química forte e representativa no país e no mundo. Pude acompanhar particularmente todas as políticas de ciência, tecnologia, educação, justamente em um momento tão difícil e triste no nosso país, inclusive com a publicação de manifestos, mensagens, notas, muitas vezes co-assinados com o presidente Professor Aldo Zarbin.

Tive também a honra de ser editora durante o aniversário de 40 anos da Sociedade, o que me permitiu conduzir várias novas atividades dentro do Boletim, incluindo a divertida e histórica seção "Causos da SBQ", diversos concursos e a redação de um artigo publicado na edição especial da revista Química Nova 40 anos. Neste artigo, fiz várias reflexões sobre o papel do Boletim e dos químicos brasileiros na Sociedade, bem como os desafios desse canal de comunicação em uma época onde informações ficam obsoletas em poucas horas. O BE, uma das mais antigas publicações da SBQ, passou também a contar nesta gestão com um Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN).

Como primeira mulher editora do BE, usei e abusei da minha posição para exaltar todas as conquistas femininas na área da química e ciências correlatas, para divulgar todas as oportunidades de reconhecimento de mulheres cientistas, bem como para publicar qualquer artigo que destacasse os números assombrosos da desigualdade de gênero nas ciências, em particular nas exatas, que chegavam ao meu conhecimento. Fiz isso em reconhecimento a todas as mulheres que, no passado e no presente, tanto contribuíram e contribuem para a construção de uma Sociedade Química forte e que, muitas vezes, não aparecem. E para que no futuro isso não seja mais necessário.

Deixo aqui meus mais sinceros agradecimentos à nossa competente webmaster Rosangela Fernandes, ao nosso excelente assessor de imprensa Mário Henrique e a todos que colaboraram para a produção das diferentes matérias publicadas no Boletim durante esse tempo. Agradeço pelo carinho e pelo respeito com que sempre fui tratada por todos os nossos leitores, muitos deles ávidos do recebimento da edição semanal! A tarefa é sempre mais leve quando temos apoio e confiança. Obrigada!

Nesta minha última edição, a missão é confiada agora ao Professor Fernando Carvalho, a quem passo o bastão com muita alegria e tranquilidade. Sua experiência como editor da exitosa RVQ, seu profissionalismo e competência nos deixam absolutamente tranquilos quanto ao sucesso da nova editoria. Desejo a ele, ao Presidente Professor Norberto Peporine e a todos os membros da Diretoria, Conselhos Consultivo e Fiscal, Diretoria de Divisões e Secretarias Regionais uma gestão de sucesso e realizações, para que nossa Sociedade seja cada vez mais reconhecida como a grande Sociedade dos químicos brasileiros!

Um cordial e já saudoso abraço a todos(as)!

Rossimiriam Freitas
Vice-presidente da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299