.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1320

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



14/06/2018



Chamada contemplará projetos que estimulem tecnologias para biocombustíveis


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) junto a Comissão Europeia, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou edital de propostas para fomentar o desenvolvimento de tecnologias capazes de produzir biocombustíveis feitos com biomassa de celulose e lignina em larga escala. A chamada pública está no âmbito do Horizon 2020, programa da União Europeia para pesquisa e inovação que prevê investimentos de 80 bilhões de euros ao longo de sete anos. As inscrições serão recebidas até 8 de setembro de 2016.

O edital está aberto para pesquisadores de todo o mundo. No caso das propostas submetidas no Brasil, é necessário que um dos pesquisadores principais seja de São Paulo e os outros dois sejam de estados diferentes, apoiados pelas respectivas fundações de amparo à pesquisa participantes da chamada. Também é obrigatória a adesão de pelo menos uma empresa no projeto, comprometida a financiar 50% dos custos de pesquisa do lado brasileiro.

Serão duas chamadas simultâneas, uma na Europa e outra no Brasil. Somente serão financiados projetos aprovados por ambos os lados. Eles devem ter a mesma data de início e a mesma duração, de até cinco anos. A Comissão Europeia investirá entre 3 milhões de euros e 5 milhões de euros e haverá uma contrapartida equivalente em esforço de pesquisa no lado brasileiro.

Os projetos devem contemplar pelo menos um dos três desafios propostos pelo edital: "Gaseificação de bagaço para produção de gás de síntese e combustíveis líquidos avançados, incluindo biocombustíveis para a aviação"; "Pesquisa aplicada à logística de produção de biomassa e pesquisa aplicada para a diversificação de matéria-prima para biocombustíveis avançados"; e "Desenvolvimento de novas tecnologias de fermentação e de separação para biocombustíveis líquidos avançados e pesquisa aplicada para aumentar a eficiência energética de processos de biocombustíveis avançados".

Para mais informações, acesse o edital completo neste link.


Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações da Fapesp








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299