.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1322

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/06/2018



MCTIC e União Europeia discutem desafios globais para a gestão da água


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a União Europeia realizam na próxima terça-feira (20), em Brasília, o simpósio "O papel da ciência, tecnologia e inovação nos desafios globais da água", que reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir crise hídrica, gestão da água e soluções inovadoras. O evento é realizado paralelamente ao 8º Fórum Mundial da Água e está inserido na iniciativa Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia.

"Vamos discutir, por exemplo, como fazer o tratamento adequado dos efluentes e do esgoto para o reuso de água. Essa é uma das soluções que podemos buscar usando essa água tratada para fins potáveis para enfrentar as crises hídricas nas cidades", explica o assessor Sanderson Leitão, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC.

Segundo ele, a água pode ser reutilizada para irrigar jardins e praças públicas, por exemplo. "Usamos água limpa para lavar pisos, regar plantas e lavar carros quando poderíamos utilizar água de reuso", afirma.

Leitão lembra que, em Brasília, parte da água residual tratada vai para o Lago Paranoá e volta para o consumo da população após novo tratamento. "Se esse tipo de atitude ocorresse de forma mais ampla pelo país, obviamente com a qualidade técnica que essa prática exige, conseguiríamos reduzir os problemas que temos hoje."

Simpósio

Dividido em três painéis, o simpósio debaterá crise hídrica, gestão da água e soluções inovadoras como, por exemplo, a tecnologia de geração de energia a partir do lodo acumulado nas estações de tratamento de água, desenvolvida por empresa do Paraná.

"Este é um excelente exemplo de aproveitamento das oportunidades. Além de gerar renda com a tecnologia de reutilização do lodo das estações, com essa prática, a empresa contribui também para o meio ambiente", diz Leitão.

A abertura do simpósio terá a presença do secretário Alvaro Prata e do vice-diretor do DG Research and Innovation da Comissão Europeia, Jack Metthey.

Para participar, clique aqui para fazer a inscrição gratuita.


Fonte: Ascom MCTIC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299