.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1323

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/07/2018



Secretaria Regional da SBQ-Bahia apoia manifestação em prol da ciência


A data de 2 de julho é uma data celebrada com grande fervor pela Bahia, já que simboliza a verdadeira independência do Brasil do domínio português. Mesmo com a declaração de independência do Brasil em 07 de setembro de 1822, as tropas portuguesas persistiram na Bahia. Foi somente em 2 de julho de 1823 que as tropas baianas conseguiram, após muitas lutas e às custas de várias vidas, a expulsão dos portugueses e a separação definitiva de Portugal.

Nesse sentido, a Academia de Ciências da Bahia, que tem hoje como presidente o pesquisador Jailson Bittencourt de Andrade, capitaneou uma manifestação em meio aos festejos do 2 de julho em Salvador: "2 de julho em defesa da ciência". O objetivo dessa articulação foi despertar as autoridades e a população para o valor da ciência, bem como chamar a atenção para os prejuízos futuros que os atuais severos cortes no orçamento destinado ao financiamento de projetos de pesquisa representam para o futuro do país.

No total, oito universidades baianas apoiaram a manifestação enviando os seus representantes para a festa da Independência da Bahia: as federais da Bahia (UFBA), do Recôncavo (UFRB), do Oeste (UFOB) e do Sul da Bahia (UESB); e as estaduais da Bahia (UNEB), de Feira de Santana (UESF), de Santa Cruz (UESC) e do Sudoeste da Bahia (UESB). Além disso, também apoiaram a iniciativa a Academia Brasileira de Ciências, o Instituto FioCruz/BA, o IFBA, o IF-Baiano, a Academia de Letras da Bahia, a Academia Baiana de Medicina, a Academia Baiana de Medicina Veterinária e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Como não poderia ser diferente, a Secretaria Regional da SBQ-Bahia também apoiou o evento, marcando presença (foto) por meio da participação da secretária (Profa. Eliane de Oliveira Silva) e do tesoureiro (Prof. Wilson Araujo Lopes). Também estiveram presentes o ex-secretário (Prof. Rennan Geovanny Oliveira Araújo) e o ex-diretor da Divisão de Química Orgânica da SBQ (Prof. Maurício Moraes Victor), ambos com gestões findadas em 2018.


Fonte: Eliane de Oliveira Silva (UFBA)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299