.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1337

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



11/10/2018



Prêmio "IHSS Malcolm Award"


 
 

A aluna de doutorado Daiane Requião Souza Cruz do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Sergipe (aluna do Laboratório de Pesquisa sobre Matéria Orgânica Natural), foi a primeira brasileira a ganhar o maior prêmio da IHSS, Prêmio Malcolm, no 19o Congresso da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas que ocorreu de 17 a 21/09/2018, em Albena, Bulgária.

Daiane Cruz foi premiada dentre os alunos selecionados no Travel Support Award com o trabalho: Use of iron mining waste and natural organic matter (NOM) in the synthesis of magnetic hybrids for remediation of chromium and nitrophenol.

O objetivo do estudo foi sintetizar materiais híbridos magnéticos utilizando amostras contendo íons ferro, uma delas a lama do acidente ambiental ocorrido em Mariana (MG), como precursores inorgânicos, e água rica em matéria orgânica natural como solvente, em vez de reagentes orgânicos tradicionais, como precursor orgânico.

Os materiais foram avaliados na remoção do cromo total do efluente de indústria de curtimento de couro, bem como a capacidade de reutilização dos adsorventes. Remoção de 84 a 96% foi alcançada, em apenas 30 min, com reutilizações sucessivas em 6 ciclos consecutivos e as matrizes recicladas mostraram atividades catalíticas na redução do nitrofenol, demonstrando a importância da produção de materiais a partir de recursos abundantes considerados resíduos, e sua aplicação no tratamento de efluentes, gerando assim, produtos amigáveis ambientalmente, de interesse comercial, o s quais podem minimizar a exploração ambiental e a poluição.

Esta premiação ocorre a cada 2 anos, o congresso está na sua décima nona edição e nunca antes um aluno brasileiro tinha ganhado a maior honraria científica que é o Prêmio Malcolm.


Fonte: Luciane Pimenta Cruz Romão (UFS)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299