.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1341

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/11/2018



Oportunidades de novas parcerias e atuação da SBQ na CLAQ


Clique na imagem para ampliá-la

Em agosto passado, o Presidente da SBQ, participou de Missão na República Popular da China, nas regiões de Hong Kong, Macau e Shangai, com o objetivo de promover uma aproximação dos interesses em pesquisa e comércio com grupos que trabalham em Medicina Tradicional Chinesa e Biomassa. A missão foi custeada pelo governo Chinês e, também, contou com aportes financeiros da Universidade de São Paulo e CNPq. Na província de Macau ocorreu o fórum de Bioeconomia onde foi assinada uma carta de intenções de colaboração científica e econômica entre os países de língua portuguesa. Participaram dessa assinatura representantes da Brasil, China, Portugal. O governo Chinês pretende com isso ampliar suas interações científicas e econômicas com os países de língua portuguesa através de Macau, ex-colônia de Portugal, onde o Português é um dos idiomas oficiais desta regional especial. Tão logo ocorram aberturas e convites para colaborações estas serão veiculadas em nosso BE.

Na reunião da Sociedade Latino Americana de Química foi solicitada à SBQ a organização de um simpósio na área de Produtos Naturais o qual contou com a colaboração dos sócios Drs. Paulo Cézar Vieira, Paulo Zarbin e Vanderlan Bolzani, os quais arcaram com todos os custos, uma vez que nesta oportunidade não foi possível a isenção da inscrição dos palestrantes. Por essa razão o Presidente da SBQ agradeceu aos colegas pelo empenho e pela excelente participação que foi ressaltada pela organização do evento.

A SBQ esteve em todas as seções da assembleia geral da FLAQ discutindo os pontos mais relevantes para o continente, mas nessa edição o direito a voto do Brasil pertencia a ABQ, conforme acordo previamente firmado nos anos 90. Tivemos ainda a honra, como já apresentado nesse boletim, de participar da nomeação do Prof. Dr. Paulo Cezar Vieira que acaba de ser eleito Presidente Emérito da FLAQ. Todas essas ações têm colocado a SBQ em um patamar de liderança científica no país, na área de Química. A presidência da SBQ agradece imensamente a todos nossos associados que tem representado a sociedade em eventos no país e no exterior arcando com seus custos e realizando esse trabalho voluntário de forma marcante e engrandecendo o nome de nossa sociedade.


Norberto Peporine Lopes
Presidente da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299