.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1342

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



14/11/2018



Casa cheia, estrangeiros e emoção em Juiz de Fora


XXXII ERSBQ-MG teve mais de 650 participantes, quatro conferencistas estrangeiros, e debateu o tabu da depressão na pós-graduação

No último final de semana a cidade de Juiz de Fora sediou pela quinta vez o Encontro Regional da SBQ-MG – o último foi em 2009. O evento teve cerca de 650 participantes, 400 trabalhos apresentados em formato pôster, nove conferências, sendo quatro de pesquisadores estrangeiros e uma mesa-redonda com o tema-tabu "Depressão da Pós-Graduação".

"Foi um evento memorável – conseguimos realizar praticamente tudo o que imaginamos", celebra o professor Luiz Antônio Sodré Costa (UFJF), presidente da comissão organizadora. "Foi muito gratificante ver centenas de químicos discutindo seus trabalhos de forma extremamente vívida."

A comissão organizadora com o professor Luiz Antônio Sodré Costa (UFJF), segundo à esquerda, em primeiro plano.

Foi a primeira vez que vieram quatro palestrantes do exterior ao ERSBQ-MG. A Profa. Angela Casini (Cardiff University - UK), especialista em bioinorgânica, teve sua participação viabilizada pela parceria da SBQ com a Royal Society of Chemistry (RSC), dentro do ciclo de eventos do Ano Brasil-UK de Ciência e Inovação. Outro destaque foi o Prof. Nicholas Farrell (Virginia Commonwealth University – USA), especialista no desenvolvimento de Química de Platina e sua interação com sistemas biológicos. O Prof. John Richard (Buffalo University) trouxe um abordagem e conceitos recentes de catálise enzimática, tópico muito atual, que foi contemplado com o Prêmio Nobel de Química em 2018. Dentro da área de Química Orgânica e Metodologias de Síntese, veio o Prof. Kohei Torikai (Kyushu University), um jovem docente, que abordou seus trabalhos recentes do laboratório envolvendo grupos de proteção em Síntese Orgânica. "Vale ressaltar que a participação dos professores Richard e Torikai foi viabilizada pelas parcerias com os professores Tiago Brandão e Luiz Cláudio Barbosa, ambos da UFMG, mostrando a integração do Estado de Minas Gerais como um todo com a Sociedade Brasileira de Química", destaca o organizador do evento.

Os encontros regionais da SBQ têm a tradição de ser o primeiro evento científico de muitos estudantes de graduação, que têm aqui a oportunidade de interagir com pares e professores, conhecer pesquisas sendo feitas em suas áreas e ter o gosto da dinâmica de um grande congresso científico. "Pudemos perceber a vibração dos estudantes nas salas lotadas dos minicursos, nas manhãs de sábado e domingo, e também nas conferências", conta Costa.

O evento teve uma importância local muito grande, evidenciada pelo fato de 25% do público ser formado por químicos da UFJF. UFMG e UFV juntas somaram mais um quarto dos participantes. "No total, 40 instituições de ensino tiveram pelo menos um inscrito no encontro", relata o professor.

Sala cheia para a mesa-redonda sobre depressão na pós-graduação

A mesa-redonda 'Depressão da Pós-Graduação' foi moderada pelo professor Emanoel Felício (DQ-UFJF), decano da universidade, e teve a participação da professora Ivana Lucia Damásio Moutinho, da Faculdade de Medicina da UFJF, da professora Marciela Scarpellini (UFRJ) e da discente Nathália Magalhães Paixão Rosa (UFJF). Eles apresentaram relatos, dados estatísticos e trocaram ideias por uma hora antes de a palavra ser aberta ao público, para mais 60 minutos de intensa participação. "Relatos emocionados foram feitos, e acredito que todos que estavam lá no auditório, naquela tarde de sábado, perceberam que professores e alunos estão no mesmo barco, e não um contra o outro, lutando para impulsionar a ciência brasileira e pagando o preço por isso", comenta o chairman do evento.

A conferência de abertura foi feita pelo presidente da SBQ, professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), que falou sobre a importância da Sociedade na carreira dos químicos contou sobre suas pesquisas com produtos naturais.

No encerramento, foram feitas as prestações de contas à comunidade, com valores que chegaram perto da marca de R$ 190 mil. "Fizemos também uma homenagem póstuma emocionante ao Prof. Fernando Quites Jr., que fazia parte da Comissão Organizadora, e nos deixou tragicamente", destaca o presidente da comissão organizadora.

Veja a programação completa e detalhes do evento.

Marque sua agenda para o próximo ERSBQ-MG: em Uberaba, entre 08 e 10 de novembro de 2019.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299