.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1354

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



21/02/2019



Entre Tuiuiús
As Meninas e Mulheres Químicas do MS


Entre tuiuiús, araras, tucanos, serpentes, jacarés, capivaras, ipês, lagos azuis- turquesa, a soja, a cana de açúcar e o gado - Lá vão elas! Estas nossas princesas da ciência Química! Meninas e mulheres talhadas pela bonita costura sul-mato-grossense. Professoras e pesquisadoras praticando e distribuindo, com a elegância feminina, o conhecimento adquirido. Às vezes reconhecidas, mas, infelizmente, muitas vezes não. Contudo, levantam o cajado da Química em todas as suas subdivisões que se fazem necessárias. Parecem estar numa extensão de suas casas, assumindo seus colegas e alunos como uma continuidade de suas famílias.

Em Mato Grosso do Sul, elas têm uma maneira única de ser. Convivem com a realidade do concreto insípido da capital, com as monoculturas, pastos e com as belezas de nossa região. Incidentalmente, a nossa generosa biodiversidade é condizente com a divisão geopolítica uma vez que temos em MS um substrato natural bastante único e, por isso, estimulante. Nossas terras morenas onde se encontram vários biomas, são palco da ciência básica e desenvolvimento tecnológico.

Com isso, essas mulheres e meninas são investigadoras perspicazes e competentes da microbiota, da flora e fauna locais e também, de suas interações. São mestres e doutoras que desenvolvem seus trabalhos em liquenologia, em plantas com propriedades biológicas e especialmente medicinais, em várias técnicas de acesso a identificação e caracterização de compostos orgânicos e inorgânicos, em contaminação do meio ambiente, em síntese de compostos de importância biológica, novos materiais, no ensino de ciências, em avaliações moleculares in silico, em educação ambiental, físico-química e outras interdisciplinares.

São, desta forma, responsáveis ativas na formação não somente de Químicos, mas, também, participantes contumazes na formação de Biólogos, Engenheiros, Zootecnistas, Cientistas Ambientais, Farmacêuticos, Bioquímicos e outros de forma direta ou indireta.

Meninas e mulheres Químicas de Mato Grosso do Sul – PARABÉNS! Vocês têm uma inegável importância local, nacional e também mundial com o que praticam em Química. Com o seu profissionalismo; modificam, criam e melhoram o que a Natureza nos forneceu para coexistir. Devemos reconhecer ainda, que a luta das meninas e mulheres do Mato Grosso do Sul pela Química é de um tamanho extraordinário. Esta área das Ciências Exatas é associada a muitos estigmas. Mas, as meninas e mulheres que já convivem muito de perto com este sentimento social, conseguem, com altivez, mostrar ao país o que é ser duas vezes fortes. Sendo assim oferecem uma contribuição implacável para que a Química seja prazerosa e de importância crucial para fazer parte efetiva, junto com as outras ciências, da conscientização sustentável do Planeta.

PARABÉNS MENINAS E MULHERES QUÍMICAS DO MS!

Esta é uma homenagem da SBQ-MS às professoras/pesquisadoras: Dras.: Neli Kika Honda, Neusa Maria Mazzaro Somera, Fernanda Rodrigues Garcez, Márcia Helena de Rizzo da Mata, Nilva Ré Poppi, Maria Celina Piazza Recena, Ana Camila Micheletti, Glaucia Braz Alcantara, Martha Janete De Giz, Nidia Cristiane Yoshida, Patrícia De Oliveira Figueiredo, Denise Brentan da Silva – UFMS; as meninas e mulheres docentes da UFGD, especialmente, a Dra. Rozanna Marques Muzzi; Dra. Cláudia Andréa Lima Cardoso e demais meninas e mulheres docentes da UEMS; Dra. Rosemary Matias- UNIDERP; Felícia Megumi Ito-IFMS, Camila dos Santos Suniga Tozatti-Colégio Militar de Campo Grande (MS). E, outras meninas e mulheres do MS de igual importância para a Química Brasileira, não citadas aqui.


Dênis Pires de Lima
Professor Titular do INQUI








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299