.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1382

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/09/2019



SBQ Acelera realiza primeiro workshop presencial


Na pauta, oficinas de modelagem de negócio e troca de ideias com representantes da indústria

Na semana passada, as 10 equipes selecionadas entre as 40 inscritas no SBQ Acelera passaram pelo primeiro workshop do programa de incentivo ao empreendedorismo da SBQ com o INCT Midas e a Wylinka. Foram perto de 20 horas intensas de seminários e treinamentos visando à formação empreendedora dos participantes e formatação dos projetos para indústria e mercado.

Os pesquisadores tiveram oficinas sobre modelagem de negócio, o mercado, e maneiras de apresentar seus projetos para o público em geral. Também puderam conversar com representantes das empresas patrocinadoras, Oxiteno e Rhodia-Solvay, e fazer um primeiro treinamento de venda da ideia, ou "pitch", no jargão do mundo empresarial.

Instrutores e pesquisadores participantes desta primeira etapa presencial do SBQ Acelera. O próximo workshop será no início de novembro

O evento ocorreu na Escola de Negócios do Sebrae em São Paulo, com a presença do gerente nacional de Inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral, e contou também com a presença de representantes da Natura e da USP. A Abiquim, Associação Brasileira da Indústria Química apoia o programa.

"Foi uma etapa que marcou de forma muito positiva o início dos trabalhos. Os participantes são muito engajados e chegaram dispostos a se abrir para um novo universo e novos conceitos", afirma Yale Soares, do INCT Midas, coordenadora do programa. "Empreendedorismo é uma jornada muito diferente da atual realidade deles, mas todos estavam interessados em saber mais. As indústrias gostaram do que viram, conversaram com todas as equipes e compartilharam brevemente as suas experiências com a turma."

Para Carolina Ferreira, da Unipampa, o workshop apresentou "um mundo completamente novo, a que não estamos habituados na academia. Conheci palavras e conceitos novos, e espero levar esse conhecimento de volta para a minha universidade." Para Leonardo Fraceto, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba, UNESP, o aprendizado propiciado pelo SBQ Acelera é "muito relevante. "Temos uma dificuldade natural de conversar com aqueles que não são nossos pares para explicar nossas ideias. E aqui pudemos conhecer novas maneiras de falar sobre nosso trabalho", declara.

O professor Rochel Montero Lago (UFMG), representante da SBQ no evento foi um dos instrutores. Ele destaca a importância que a SBQ dá ao programa, com um caminho para conectar melhor a química à sociedade. "Nossa comunidade de química no Brasil está atualmente em um cenário de ameaças à academia e à continuidade das pesquisas. Estamos sendo chamados ao grande desafio de nos reinventarmos e mostrar de forma mais contundente nosso papel e importância para o desenvolvimento de nossa sociedade", assinala. "Nesse contexto, empreendedorismo e inovação são palavras chave. A transferência de tecnologia para a sociedade, seja na forma de licenciamentos de patentes para indústrias ou criação de empresas de base tecnológicas tem um enorme potencial de gerar emprego e renda, trazendo recursos para novas pesquisas acadêmicas."

O SBQ Acelera segue com atividades à distância até o próximo workshop presencial nos dias 7 e 8 de novembro. Os instrutores participantes foram: Maristela Meireles e Mikael Soares, da Wylinka, e Yale Soares, Jéssica Carvalho e Rochel Montero Lago, do INCT Midas.



Conheça os projetos participantes

1. Raquel Costa

Universidade Federal de São João Del Rei

Projeto: Associação de nanopartículas de ouro e matriz de colágeno no reparo de feridas de pele

2. Leonardo Fraceto

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba - Unesp

Projeto: Nanobiopesticidas para controle de pragas em agricultura sustentável

3. André Galembeck

UFPE

Projeto: Formulações a base de nanopartículas de prata para o combate à cárie

4. Carolina Ferreira

Universidade Federal do Pampa

Projeto: Novos materiais baseados em nanoestruturas de carbono visando aplicações sustentáveis: Síntese, caracterização e avaliação de toxicidade

5. Eduardo Meurer

UFPR

Projeto: Redutor de pesticidas em grãos

6. Ádley Antonini de Lima

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Projeto: Formulações cosméticas contendo complexo de inclusão multicomponente com ácido ferúlico e avaliação do seu perfil de liberação em membrana biomimética

7. Marcia Meier

Universidade do Estado de Santa Catarina

Projeto: Desenvolvimento de material polimérico nanoestruturado para modular a liberação de agentes ativos

8. Pedro Batalha

Universidade Federal Fluminense

Projeto: Síntese de fotossensibilizadores orgânicos para aplicação em dispositivos para clivagem fotocatalítica da água

9. Alexandre Paulino

Universidade do Estado de Santa Catarina

Projeto: Desenvolvimento de hidrogéis para entrega controlada de água e nutrientes agrícolas em solos desertificados e pobres em nutrientes

10. Matheus Mattos

Universidade Federal de São Carlos

Projeto: Desenvolvimento de uma tecnologia de tratamento ortopédico (órtese) do tipo AFO (Ankle Foot Orthosis), a baixo custo, a partir de poliuretano (PU).

Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299