.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1398

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



30/01/2020



Nota sobre portaria do MEC sobre deslocamento de pesquisadores


Caros sócios da SBQ,

Todos vocês devem estar cientes do teor da Portaria nº 2227/2019, de 31 de dezembro, que dispõe sobre o afastamento da sede, a qual influencia diretamente a nossa participação em congressos. Tão logo as sociedades científicas tomaram conhecimento do fato, nos organizamos em torno da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e ABC (Academia Brasileira de Ciências). Nós da SBQ, a exemplo de outras sociedades científicas, temos atuado em conjunto para dar maior força e visibilidade de nossas ações frente à opinião pública e aos agentes de governo. Nossa opinião pessoal, nessa fase que estamos passando, é de que o setor político necessita da percepção e de que algo tem que ser feito por um grupo grande de pessoas. Logo, ações conjuntas de sociedades que representam um grande número de associados têm um peso ímpar nesse processo. Já foi encaminhada ao Ministro uma carta assinada pela ABC e SBPC, representando também todas as suas afiliadas, solicitando a revisão da norma. Ontem, 27/01/2020, foi publicado outro documento SBPC/ABC (disponível neste link), do qual a SBQ também é signatária, sobre o mesmo tema. Estamos otimistas de que o processo deverá ser revisto, mas precisamos nos manter articulados para alcançarmos o resultado esperado.

Não acreditamos que esse deve ser o momento de nos calarmos e aceitarmos passivamente as ações que estão sendo impostas à academia. Acreditamos sim que é um momento de nos determos em discutir todos os pontos positivos e negativos que estão envolvidos em nossas atividades e ações. O fórum ideal para a discussão será a próxima reunião anual da SBQ, no final de maio p.f., em Maceió. Não vamos desanimar, precisamos comparecer em grande número para fortalecer todas as ações que estão sendo organizadas.

Contamos com cada colega para estimular os membros de seus grupos de pesquisa para participarem dessa reunião anual, que, seguramente, será uma das mais importantes de nossa história recente!

Abraços a todos,

Norberto P. Lopes
Presidente da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299