.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1394

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/06/2020



Nota de Falecimento


Sérgio Toshio Fujiwara

Ontem, dia 22/06, uma tristeza imensa tomou conta das pessoas que conheceram e tiveram o privilégio de conviver com o professor Sérgio Toshio Fujiwara, do Departamento de Química da UEPG. Toshio era uma das pessoas de maior cortesia que conheci, e quase não tenho palavras para descrever todas as suas qualidades, tanto profissional quanto pessoal. Assim compartilho aqui as palavras da professora Elizabeth Weinhardt Scheffer, colega e amiga do Toshio, sobre o profissional e a pessoa exemplar que ele sempre foi:


É com pesar que informamos o falecimento do professor do Departamento de Química, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sérgio Toshio Fujiwara, nesta segunda-feira, 22 de junho.

Nascido em Indaiatuba, interior de São Paulo, Toshio teve iniciada a sua formação em química já no Ensino Médio, na cidade de Campinas, onde concluiu o curso de Técnico em Química, na Escola Estadual Conselheiro Prado. Posteriormente, na UNICAMP, cursou Bacharelado em Química Tecnológica (1996), Mestrado (1998) e Doutorado em Química (2002), desenvolvendo suas pesquisas sob a orientação do professor Yoshitaka Gushikem. Em 2004, realizou pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR, quando trabalhou com o desenvolvimento de catalisad ores suportados para a remediação de resíduos industriais.

Foi professor da UNICENTRO, em Guarapuava, no Paraná, entre os anos de 2004 a 2012, onde também atuou de forma destacada junto à Pesquisa e a Pós-Graduação. Foi membro do comitê assessor de Iniciação Científica e Tecnológica, Conselheiro da Agência de Inovação, vice Coordenador e depois Coordenador do Programa de Pós Graduação em Química, naquela instituição.

Desde 2012, era professor da UEPG, onde igualmente teve importante participação junto aos cursos de graduação e pós-graduação. Foi membro do Colegiado da Licenciatura em Química e vice Coordenador desse curso, foi vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada e Coordenador do Doutorado Associado UEPG/UEL/UNICENTRO.

Sua dedicação à pesquisa, iniciada ainda como bolsista de iniciação científica na UNICAMP, marcou toda a sua carreira e a destacada produção ao longo desses anos. Além da relevante publicação científica, seus trabalhos e dos grupos onde atuava, resultaram no depósito de oito patentes, e na importante formação de recursos humanos, com vinte orientações de mestrado e doutorado concluídas, quatro supervisões de pós-doutorado, e mais de quarenta trabalhos de iniciação científica orientados. Atualmente seu principal projeto v isava a síntese de novos materiais híbridos orgânicos-inorgânicos para aplicações tecnológicas.

Foi membro de importantes comitês de assessoramento, revisor de projetos de fomento e de periódicos nacionais e internacionais, com participação constante em bancas de conclusão dos cursos de graduação, e principalmente de pós-graduação em diversas instituições no país.

Toshio sempre foi presença constante nos eventos de sua área, com sua colega de departamento e de Pesquisa, sua esposa, Christiana Andade Pessoa, e o filho Bruno, que desde pequeno os acompanhava. Carinhoso com a família, apaixonado por sua Chris, eterna namorada a quem costumava se declarar em diversas ocasiões, por onde passou fez amigos, teve seu trabalho reconhecido, cativou por sua simplicidade, educação e gentileza.

Perdemos hoje um grande professor e pesquisador, mas, principalmente, perdemos alguém que soube "combater o bom combate", um grande e dedicado amigo, que com sua partida deixa um enorme vazio em nossos corações.

Ponta Grossa, 22 de junho de 2020.


Marcela Mohallem Oliveira –Regional Paraná da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299