.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1488

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



02/12/2021



44ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - VIRTUAL: LIGAÇÕES QUE TRANSFORMAM


Diante do cenário da pandemia de Covid-19 e do atraso e incertezas na imunização da população brasileira, por decisão da diretoria e do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Química, a 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química foi realizada no modo virtual, no período de 15 a 26 de novembro de 2021.

O tema escolhido, "Ligações que transformam", nos levou a uma reflexão sobre qual o papel da Química pós-pandemia e como podemos realizar transformações, e nos transformar, para continuar progredindo enquanto comunidade científica e trabalhando cada vez mais para o progresso da química nacional.

Organizada para desenrolar-se ao longo de duas semanas, nossa reunião anual teve início com uma série de 12 minicursos, entre os dias 15 e 20 de novembro, com 932 participações, 15% a mais em relação à 43ª RASBQ, e com inteira operacionalização virtual do Comitê Jovens Pesquisadores da SBQ (JP-SBQ). Na semana seguinte, tivemos a oportunidade de assistir a um total de 11 palestras e 6 simpósios, com a participação de cerca de 520 inscritos, entre pesquisadores, alunos de pós-graduação e alunos de iniciação científica de todo o Brasil e do mundo. Cabe destacar ainda que mais de 250 trabalhos foram apresentados na forma de vídeo.

A novidade este ano foram as sessões temáticas (total de 12), nas quais cada divisão científica realizou ciclos de palestras, apresentações de trabalhos e mesas redondas específicas em torno de um determinado tema e/ou a apresentação de trabalhos estendidos de pesquisadores e estudantes brasileiros, a exemplo do modelo tradicional das sessões coordenadas.

Um dos pontos altos do evento foram os seis simpósios, sendo que um deles foi a respeito do tema da RA, "Ligações que transformam", e o outro, com o título "Diversidade na Ciência: como sairemos da pandemia?", organizado pelo Núcleo Mulheres SBQ, discutiu soluções e ações continuadas relacionadas à diversidade de gênero na Ciência e, principalmente, na Química.

Adicionalmente, tivemos a sessão de homenagens com a outorga dos prêmios SBQ 2021: a tradicional Medalha Simão Mathias, o Prêmio Hans-Viertler para Jovens Cientistas, o Prêmio SBQ de Inovação "Fernando Galembeck", a Medalha JBCS, o Prêmio Química Nova para Jovens Autores, o Prêmio Revista Virtual de Química, o Prêmio QNInt "Jailson Bittencourt de Andrade", o Prêmio PubliSBQ "Angelo da Cunha Pinto", o Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani, além do recém-lançado Prêmio Oswaldo Luiz Alves, concedido a indivíduos ou instituições que se destacaram na defesa da ciência, na difusão e na disseminação do conhecimento científico em prol da sociedade brasileira. Pela primeira vez, também houve a outorga do Prêmio Jovem Pesquisador Royal Society of Chemistry – RASBQ, que reconhece jovens que se destacaram nas ciências químicas nas categorias doutorando/doutorado e pós-doutorando/pesquisador. O Prêmio ACS-SBQ Mulheres Brasileiras na Química 2021, que agracia mulheres que tiveram papel de liderança na comunidade química brasileira nas categorias "Líder Emergente na Química e ciências relacionadas", "Líder na Indústria" e "Líder na Academia", foi outorgado em uma sessão especial, organizada em conjunto com a American Chemical Society (ACS). Os nomes de todas as pessoas agraciadas com esses prêmios foram divulgados no Boletim Eletrônico da SBQ nº 1486 (de 11 de novembro de 2021).

A intensa programação científica e de alto nível apresentada na 44ª RASBQ promoveu, a exemplo da RASBQ virtual anterior, a máxima integração entre estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores, incentivando a colaboração e fomentando a discussão sobre os avanços e desafios da química contemporânea, além de possibilitar a participação de pessoas que nunca tiveram oportunidade de estar em uma RASBQ.

Mesmo diante das dificuldades e adversidades, apesar do número de participantes ter sido consideravelmente inferior ao da 43ª RASBQ, realizado em 2020, há de se reconhecer que mesmo com todos os obstáculos causados pelas incertezas do período de pandemia, o quadro político e financeiro caótico da C&T&I do Brasil e os movimentos negacionistas e anticiências que enfrentamos diariamente, observou-se que a comunidade química brasileira continua unida e resiste na certeza de que dias melhores virão. A próxima reunião anual, com o tema "Química para o desenvolvimento sustentável e soberano", agendada para Maceió – AL, no período de 31 de maio a 3 de junho de 2022, representará nova oportunidade de nos fazermos cada vez mais fortes frente às adversidades.


Fonte: Fernando de Carvalho da Silva (Secretário geral SBQ) e Romeu Cardozo Rocha Filho (Presidente SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299