.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1495

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/02/2022



JP Conecta 16

RVq abre chamada para edição especial com jovens pesquisadores


Artigos podem ser relacionados a pesquisas inéditas ou revisões, e podem ser submetidos em português ou inglês

A Revista Virtual de Química (RVq) abriu chamada de artigos para a edição especial "A Ciência Desenvolvida pelos Jovens Pesquisadores no Brasil". A iniciativa é fruto de uma demanda surgida no comitê Jovens Pesquisadores-SBQ, e está aberta a estudantes, pesquisadores e professores cujo doutorado tenha sido obtido há, no máximo, dez anos. Os artigos podem ser relacionados a pesquisas inéditas ou revisões, e podem ser submetidos em português ou inglês.

"A ideia surgiu dentro do comitê JP-SBQ e foi bem aceita pelo Prof. David R. Rocha (UFF, editor-coordenador da RVq). Acreditamos que é uma oportunidade muito importante para os jovens pesquisadores de todo o País divulgarem sua pesquisa, e até vir a gerar colaborações interinstitucionais ou internacionais", afirma a professora Vanessa Nascimento (UFF), integrante do JP-SBQ e editora convidada da RVq.

O JP-SBQ espera uma boa adesão a essa iniciativa. "A publicação é muitas vezes a primeira oportunidade de o pesquisador financiado com dinheiro público dar uma retribuição efetiva à sociedade", observa Alan Pilon (Unesp), integrante do JP-SBQ e também convidado para contribuir nesta edição.

A RVq é a publicação mais nova do portfólio da SBQ, que conta ainda com Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), Química Nova (QN) e a Química Nova na Escola (QNEsc). É uma publicação totalmente digital e com acesso aberto. "Essa edição será muito importante, porque a RVq sempre olhou para os jovens pesquisadores, ao buscar em todas as edições, ter a figura do editor associado júnior, por exemplo, são pesquisadores ou jovens professores que estão ali para aprender esse trabalho de edição de textos científicos", afirma o professor Fernando de Carvalho da Silva (UFF), do conselho editorial da RVq e secretário-geral da SBQ. "Como dizia o saudoso professor Ângelo da Cunha Pinto (presidente da SBQ de 1986 a 88), é preciso sempre criar novas lideranças", recorda.

Além de Vanessa e Pilon, outros dois integrantes do JP-SBQ serão editores convidados do número especial. São Aldo Sena (UFSC-Blumenau) e Helena Mannochio Russo (IQ-Ar/Unesp).

Um dos atrativos para os jovens pesquisadores nesta edição especial é a possibilidade de figurarem como autor (ou coautor) de correspondência. "Estamos incentivando os autores a negociarem isso com seus supervisores e orientadores, porque achamos que é outra oportunidade importante que podemos propiciar nesta edição", explica Pilon.

Outro atrativo, lembra o Professor Fernando, é o caráter de divulgação do trabalho também em redes sociais. "A RVq sempre recomenda que, após o aceite do manuscrito, os autores preparem um vídeo de até 5 minutos para o canal da revista no YouTube. Assim, é possível oferecer melhor conteúdo ao leitor e divulgação científica para o público em geral", declara.

"Esperamos a participação maciça de jovens pesquisadores nesta edição, que acreditamos, será um marco para a SBQ e a RVq", conclui a Professora Vanessa.

Ouça a íntegra desta conversa no JP-Conecta:
https://anchor.fm/sbqast/episodes/JP-Conecta-16---RVq-abre-chamada-para-edio-especial-com-jovens-pesquisadores-e1dr05v


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299