.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1499

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/03/2022



Professor Luiz Carlos Dias (UNICAMP), associado da SBQ, recebeu "Prêmio de Reconhecimento ADunicamp Professor Mohamed Habib"


A ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), anunciou ontem, neste link, os vencedores da primeira edição do "Prêmio de Reconhecimento ADunicamp Professor Mohamed Habib" – Ano 2021.

O Prêmio é uma homenagem ao Professor Mohamed Ezz El-Din Mostafa Habib, professor do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, falecido no último dia 26 de janeiro. O Prof. Mohamed Habib dedicou sua vida ao ensino, à pesquisa e à defesa permanente das causas ecológicas e humanitárias. Mais informações, aqui.

O Prof. Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Unicamp foi o vencedor na categoria "Defesa da vida, saúde física e mental". O Prêmio foi concedido por suas inúmeras contribuições e atividades de extensão, de divulgação e difusão científica, de esclarecimento da sociedade, de combate às fake News, combate ao negacionismo científico e ao obscurantismo durante a pandemia da Covid-19, mas também na área de doenças tropicais negligenciadas, onde coordena um consórcio internacional visando a descoberta de novos candidatos clínicos para o tratamento da malária e da Doença de Chagas. Foram consideradas as inúmeras atividades recentes em defesa da ciência, com envolvimento maior em atividades de divulgação científica e de extensão e esclarecimento da sociedade a partir do início do ano de 2016, com participação na elucidação do caso da pílula do câncer, a fosfoetanolamina, como membro do Grupo de Trabalho montado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A partir de 2018, as atividades de divulgação científica e de extensão se intensificaram, com a organização do festival de divulgação científica Pint of Science em Campinas e durante a pandemia de Covid-19, com a participação em cerca de 600 atividades como lives, entrevistas para rádios, jornais, programas de televisão, colunas para jornais, seminários e outras.

Recentemente, O Prof. Luiz Carlos recebeu da Sociedade Brasileira de Química, o primeiro prêmio Oswaldo Luiz Alves, conferido "a indivíduos ou instituições que se destacaram na defesa da ciência, na difusão e na disseminação do conhecimento científico em prol da sociedade brasileira".

Os Prêmios levam os nomes de dois gigantes que nos deixaram recentemente.

A premiação será entregue em cerimônia a ser realizada no próximo 15 de março.


Fonte: Diretoria da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299