.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1510

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/05/2022



Comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ anuncia os vencedores do Prêmio Jovem Pesquisador Royal Society of Chemistry – RASBQ 2022


A JP-SBQ e a Royal Society of Chemistry (RSC) realizaram, em 2022, a segunda edição do Prêmio Jovem Pesquisador Royal Society of Chemistry - RASBQ. O prêmio tem como objetivo reconhecer a competência científica e a qualidade do trabalho de jovens pesquisadores participantes da RASBQ.

Contando com a colaboração de uma comissão avaliadora composta por pesquisadores(as) juniores e seniores das mais diversas áreas da Química, anunciamos os ganhadores do Prêmio JP RSC – RASBQ 2022:

Categoria 1 - Maria Célia Tavares (UFAL)
Categoria 2 - João Honorato de Araujo Neto (IFSC - USP)


Esta premiação contou com um total de 26 inscritos. Destes, 30,8% se inscreveram para a Categoria 1, voltada a doutorandos(as) ou recém-doutores(as), enquanto 69,2% se inscreveram na Categoria 2, voltada para pós-doutorandos(as) ou pesquisadores(as) contratados em início de carreira. Os vencedores receberão um prêmio no valor de 1500 libras esterlinas que poderão ser destinadas à participação em eventos científicos (Categoria 1), ou ao financiamento de um projeto de pesquisa, incluindo uma bolsa de iniciação científica e custeio de materiais de consumo relacionados à pesquisa (Categoria 2).

Observando o número de inscritos por área de concentração, temos uma boa distribuição, com a maior quantidade de submissões na área da Química de Materiais, Química Analítica, e Eletroquímica e Eletroanalítica. Além disso, foram recebidas inscrições de 4 regiões do país, sendo os estados de São Paulo, Minas Gerais e Alagoas os mais representados.


Clique na imagem para ampliar o gráfico

Ainda, um dado a se destacar é que, entre todos os inscritos, 50% são mulheres e 50% homens, representando mais um passo na busca por promover oportunidades iguais para cientistas de ambos os gêneros.

O comitê agradece imensamente aos participantes que se inscreveram, à comissão avaliadora e parabeniza aos ganhadores, desejando sucesso e prosperidade em suas carreiras.

Lembramos que a entrega oficial do prêmio acontecerá na Sessão de Homenagens da 45ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, no dia 31/05/2022, às 19 h, na cidade de Maceió - AL. Contamos com a presença dos jovens cientistas para prestigiar este evento e os colegas premiados.


Eduarda Moreira, Helena Russo e Guilherme Ferreira
Comissão organizadora do Prêmio JP RSC - RASBQ 2022
Comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299