.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1511

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/05/2022



Editorial


A partir desta edição, nº 1511, do Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Química não serei mais o editor deste importante canal da SBQ e seus associados. Nos mandatos em que estive como Secretário Geral da SBQ (2018-2020 e 2020-2022), estive à frente do BE como editor, atividade intrínseca ao cargo de SG, conduzindo a publicação de mais de 190 edições do BE.

Durante esse período, o BE sofreu mudanças significativas, das quais gostaria de destacar três delas. Primeiro, a coluna “Onde Elas Estão”, promovida e editada pelo Núcleo Mulheres SBQ, criando um espaço de destaque para mulheres cientistas, associadas da SBQ, estabelecendo assim um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras. Em segundo lugar, o podcast SBQast, que, coordenado pela Profa. Rossimiriam Pereira de Freitas (UFMG) e dirigido pelo jornalista Mario Henrique Viana, deu voz a muitos destaques da química brasileira em suas edições semanais. Finalmente, a divulgação, em língua portuguesa, dos principais conteúdos do portal Chemical & Engineering News, importante canal de notícias da American Chemical Society.

Há de se reconhecer que o BE da SBQ deixou de ser o único canal de divulgação e comunicação da SBQ e seus associados. As mídias sociais da SBQ, como o Facebook e o Instagram, além dos canais do Twitter e Youtube, fortaleceram-se bastante e atualmente tem um papel de grande destaque na difusão das atividades da SBQ e seus associados.
Apesar disso, tenho convicção de que o BE cumpriu muito bem seu papel no sentido de informar e, muitas vezes, divulgar e reconhecer as realizações científicas de seus associados, dando voz a todos que solicitaram algum espaço neste canal. O trabalho editorial exige muita dedicação de nós editores com expediente diário e sem recesso.

Gostaria de externar meus agradecimentos à nossa webmaster, Rosangela Fernandes, responsável pela homepage do BE, que esteve junto a mim em todas as edições, e ao nosso assessor de imprensa, Mario Henrique Viana, pelas valiosas sugestões de pauta para o BE e pela direção do canal SBQast. Além disso, agradeço ao nosso presidente da SBQ, Romeu C. Rocha Filho, pelas excelentes contribuições feitas ao BE, e a todos que contribuíram de alguma forma para o seu funcionamento. Agradeço ainda à nossa tesoureira auxiliar, Cleuza Mendes, à nova integrante da secretaria da SBQ, Daniela Anísio Pinto de Lemos, e, de modo especial, à nossa diretora executiva, Dirce Campos, que é a alma da SBQ. Dirce, sentiremos muito sua falta!

Além disso, é importante destacar que a SBQ me permitiu (re)fazer grandes novos (velhos) amigos, como todos os membros das diretorias e conselhos consultivos e os diretores de divisões científicas, secretarias regionais, Comitê Jovens Pesquisadores e Núcleo Mulheres SBQ, aos quais agradeço profundamente, pois foram fundamentais no andamento e desenvolvimento da SBQ.

Por fim, despeço-me e transfiro a responsabilidade da direção do BE ao Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes (UFC) que, na próxima semana, assumirá o cargo de Secretário Geral da SBQ e, consequentemente, de editor do boletim. Tenho certeza de que fará um excelente trabalho à frente deste importante canal. Assim, desejo a ele, à Presidente Profa. Shirley Nakagaki Bastos (UFPR) e a todos os membros da diretoria, conselhos consultivo e fiscal, das diretorias das divisões científicas, secretarias regionais, Comitê Jovens Pesquisadores e Núcleo Mulheres SBQ uma gestão de sucesso e realizações, para que nossa Sociedade seja cada vez mais reconhecida como a grande sociedade dos químicos brasileiros!


Fernando de Carvalho da Silva
Secretário Geral da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299