.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1535

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



01/12/2022



JP Conecta: Saúde Mental

Como lidar com o estresse do final de um curso

Desde a idade escolar, somos todos tocados de uma forma ou outra pela tensão das provas finais. No final da escola, vem a tensão da escolha do curso superior e do vestibular. Na universidade e na pós-graduação esses fenômenos se repetem com maior intensidade. O final de um doutorado soma a tensão da defesa da tese com a incerteza sobre o futuro: haverá concurso para docência? Bolsas de pós-doc? Ou apenas a perspectiva de um desemprego altamente qualificado?

No terceiro episódio desta série sobre saúde mental promovida pelo comitê Jovens Pesquisadores da SBQ, o JP Conecta mergulha nessa questão que impacta todos os graduandos e pós-graduandos: como lidar com a pressão do final do ciclo e ansiedade do passo seguinte?

"A defesa da tese é uma espécie de catarse na vida do cientista", afirma o professor Rodolfo Fiorot (UFF), co-responsável por boletins e podcasts do JP-SBQ. "A universidade é um ambiente altamente competitivo, e a carreira acadêmica pode ser um pouco solitária. Para nos fortalecer, é importante termos com quem dividir, conversar e buscar apoio."

Na UFF, onde leciona o professor José Walkimar de Mesquita Carneiro, o tema 'saúde mental' ganhou mais atenção nos anos recentes. "Quando coordenei a pós em química, entre 2009 e 2011, era um assunto sobre o qual se falava pouco. Mas com o aumento de exemplos e casos, tornou-se um assunto obrigatório", declara. Em sua visão, a pandemia piorou a situação pelo isolamento a que todos fomos forçados. Um levantamento da UFF junto ao corpo discente de graduação mostrou que a saúde mental é uma preocupação importante dos estudantes. "Esse é um problema que está no nosso dia-a-dia, e a universidade tem que buscar encontrar caminhos junto à sua comunidade."

Na visão do psiquiatra e pesquisador Daniel Mori, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, um certo nível de ansiedade em períodos importantes como o final da pós-graduação é algo esperado, porém cada vez mais as pessoas têm procurado ajuda profissional. "O problema é quando a ansiedade se transforma em patológica. É muito importante falar de saúde mental dentro da pós-graduação, justamente porque isso permite que identifiquemos a ansiedade no início e trabalhemos com prevenção", afirma.

Neste episódio do JP Conecta, o doutor Mori conversa com os professores Walkimar e Rodolfo sobre as pressões da pós-graduação, lidar com o conhecido e o desconhecido, a importância de planejar o futuro com resiliência para evitar a ansiedade e os caminhos de uma boa saúde mental.

Ouça o episódio na íntegra: https://anchor.fm/sbqast/episodes/JP-Conecta-Como-lidar-com-o-estresse-do-final-de-um-curso-e1rhgmg


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299