.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1535

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



01/12/2022



In Memoriam


Profa. Dra. Ursula Brocksom

É com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento da Profa. Ursula Brocksom.

Nascida em São Paulo como Ursula Kamphausen, descendente de uma família alemã, dizia que aprendeu a gostar de Química desde pequena. Assim, fez graduação em Química (1972), mestrado (1975) sob orientação do Prof. Nicola Petragnani, e doutorado (1980) com o Prof. Otto Gottlieb, todos no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).

Ela foi Professora de Química Orgânica do Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) por 30 anos. Durante sua carreira, orientou alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado na área de síntese de produtos naturais e análogos empregando monoterpenos oriundos de óleos essenciais como materiais de partida. Além disso, participou ativamente da criação da Escola de Verão em Química Orgânica da UFSCar no início da década de 1980.

A Profa. Ursula foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química nos períodos de 1987-1989 e 1993-1997, sendo que neste último período também coordenou um projeto PADCT da CAPES, contribuindo muito para consolidação do PPGQ.

Após sua aposentadoria na UFSCar, a Profa. Ursula voltou a morar em São Paulo e assumiu a função de Gerente Editorial da Química Nova da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Sempre vamos lembrar da sua garra e determinação, que nos serviu de exemplo e base para seguirmos acreditando no papel das mulheres na ciência.

Sua memória será perpetuada pelas suas 3 filhas, Sandra, Angela e Andrea, e todos os amigos, alunos e ex-orientandos, que tiveram o prazer de compartilhar de seus ensinamentos, ouvir suas ótimas histórias e desfrutar de seus excelentes conselhos e da sua dimensão humana e amorosa como amiga e professora.


Profas. Dras. Arlene G. Corrêa, Fernanda G. Finelli e Quezia B. Cass








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299