.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1210

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/03/2016



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para docente - FUB

A Fundação Universidade de Brasília (FUB) torna público o Edital de Condições Gerais que norteará a abertura de inscrições para Concurso Público de provas e prova de títulos, destinadas a selecionar candidatos para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior da Fundação Universidade de Brasília (FUB).

Mais informações


Fonte: Angelo Henrique de Lira Machado (UnB)


2. Processo seletivo simplificado para contratação de professor temporário (Química Analítica) - UEL

Encontram-se abertas as inscrições para processo seletivo simplificado (PSS) para contratação de professor temporário na área de Química Analítica (1 vaga) no Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina.

As inscrições serão encerradas em 04/03/2016.


Fonte: Lucio Almeida (UEL)




  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Programa CAPES de Duplo Diploma com Case Western Reserve University

Estão abertas as inscrições para o novo programa de Duplo Diploma de Doutorado na área de Ciências e Engenharia de Polímeros e Coloides entre Case Western Reserve University (Department of Macromolecular Science and Engineering, CWRU, EUA, http://engineering.case.edu/emac/)e uma dentre as seguintes instituições brasileiras:
• PUC-Rio (PEM - PPG em Engenharia Mecânica)
• UFRJ (TPQB - PPG de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos)
• UFSCar (PPGCEM - PPG em Ciência e Engenharia de Materiais)
• UFRGS (PPGQ - PPG em Química)

O Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular de CWRU é o líder nos Estados Unidos e um dos líderes mundiais na área de polímeros. Nesta parceria entre CWRU e algumas Instituições de liderança no Brasil, será oferecido um programa de Duplo Doutorado de excelência internacional onde serão exploradas as potencialidades de cada Instituição envolvida para fornecer ao aluno formação de alta qualidade, com possibilidade de atuação em diferentes setores da indústria e da academia.

O programa admite alunos com Mestrado nas áreas de Engenharia, Física, Química, Ciência de Materiais, Matemática e afins e prevê que os alunos façam as disciplinas todas no Brasil no primeiro ano. No segundo e terceiro anos o aluno irá desenvolver pesquisa em CWRU (EUA) e retornará no último ano para o Brasil, onde defenderá a Tese. Os alunos aceitos receberão bolsa de estudo da CAPES. As disciplinas serão realizadas no Brasil, e a língua oficial e única do programa é o inglês.

A inscrições serão realizadas entre 29 de fevereiro e 18de março de 2016, para início em 4 de abril de 2016. A documentação necessária, a ser fornecida exclusivamente em Inglês, é:
1. Formulário de inscrição de CWRU
2. Formulário com a indicação de PPG Brasileiros por ordem de preferência
3. Carta de intenção do candidato
4. Currículo Lattes do candidato
5. Três cartas de recomendação
6. Grau mínimo de 90 obtido no Exame TOEFL,até 31 de dezembro de 2016

Os resultados serão divulgadosaté 23 de março de 2016.

Esta documentação tem que ser enviada diretamente para o coordenador do Programa em CWRU, através dos e-mails: joao.maia@case.edu e joao.maia@case.edu.

Mais informações podem ser obtidas em: http://engineering.case.edu/emac/macro-capesou pelo e-mail: joao.maia@case.edu.


Fonte: Paulo Henrique Schneider (UFRGS)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Seleção de um doutor para o programa de pós-doutorado PNPD-CAPES - IQ-UNICAMP

A Comissão de Pós-graduação do IQ-UNICAMP está selecionando um doutor para o programa de pós-doutorado PNPD-CAPES, regulamentada pela portaria da CAPES 086/2013.

Serão aceitos projetos em todas as áreas da Química e correlatas, com ênfase em RMN no estado sólido, RMN de proteínas, cosméticos, forense e biomassa, entre outras. É desejável que o projeto seja uma proposta de uma nova linha de pesquisa vinculada a algum grupo com trabalho correlato ou totalmente independente.

O candidato terá acesso a toda infraestrutura de pesquisa disponível no IQ-UNICAMP.

As propostas recebidas serão avaliadas por uma comissão, considerando o CV e projeto do proponente.

A bolsa terá duração de 12 meses, podendo ser renovada por igual período, totalizando 24 meses, sendo o valor da mensalidade de R$ 4.100,00. As propostas serão recebidas através do e-mail cpgiq@iqm.unicamp.br ou cpesquisa@iqm.unicamp.br, até 30 de março de 2016. O candidato selecionado terá sua bolsa implementada a partir de 01/04/2016.


Fonte: Julio Cezar Pastre (IQ-UNICAMP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299