.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1215

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/04/2016



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Vaga para professor Adjunto em Química Inorgânica- UNIFEI

Inscrições abertas para Vaga de professor Adjunto em Química Inorgânica na Universidade Federal de Itajubá.

Período de inscrição: 30/03/2016 a 28/04/2016

Mais informações


Fonte: Márcia Matiko Kondo (UNIFEI)


2. Departamento de Química do CTC/PUC-Rio abre processo seletivo para professor na área de Química Ambiental Marinha

Os candidatos à única vaga disponível devem ter Doutorado

O Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para preencher uma vaga de Professor do Quadro Principal — regime de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva — na área de concentração em Química Ambiental Marinha. Os candidatos devem enviar de imediato um e-mail para diretoriaqui@puc-rio.br demonstrando seu interesse e as inscrições se encerram dia 24 de abril.

Será dada preferência a candidatos com interesse de pesquisa em avaliação, diagnóstico e monitoramento de contaminantes orgânicos em sistemas aquáticos (água, sedimento e biota), assim como no desenvolvimento e aplicação de metodologias analíticas relacionadas com o tema. É importante que o candidato tenha uma visão multi e transdisciplinar, permitindo estabelecer relações com demais áreas como Biologia, Ecotoxicologia, Geologia e Oceanografia.

Como pré-requisito, é preciso ter Doutorado em Química, Oceanografia Química ou Geoquímica. Fará diferença ter publicação científica consistente e atual — focada em revistas relacionadas com a área exigida e de impacto relevante, possuir experiência em docência, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e demonstrar capacidade para implementar um programa de pesquisa ativo, que envolva alunos de graduação e de pós-graduação, além de interagir com outros grupos de pesquisa na mesma área de concentração.

Processo seletivo será feito em duas etapas

A primeira etapa do processo seletivo consiste na avaliação do Curriculum Lattes e análise da proposta de um projeto de pesquisa com ênfase no tema descrito, incluindo detalhes sobre a viabilidade de sua implementação. Estes documentos devem ser enviados até dia 24 de abril para diretoriaqui@puc-rio.br e a divulgação do resultado desta primeira etapa será em 29 de abril.

Os aprovados para segunda etapa deverão enviar uma documentação complementar: cópia do Memorial Descritivo (CV documentado), carta de apresentação, carteira de identidade, CPF, PIS ou PASEP. Nesta fase, cada concorrente irá apresentar uma aula didática de 50 a 60 minutos . O tema da aula será sorteado entre os listados no Anexo 1 e será o mesmo para todos os candidatos. Será preciso ainda uma apresentação oral do projeto de pesquisa e, por fim, haverá uma entrevista com a banca examinadora previamente determinada. Excepcionalmente, esta etapa poderá ser realizada via Skype.

Anexo 1 – Lista de temas para prova de aula

1. Origem e composição do petróleo
2. Fontes de hidrocarbonetos para ambientes marinhos
3. Impactos potenciais da exploração e produção de petróleo no mar
4. Uso de indicadores geoquímicos para caracterizar contaminação por hidrocarbonetos em compartimentos ambientais
5. Poluentes orgânicos persistentes: origem, classificação e efeitos
6. Dinâmica e destino de poluentes orgânicos persistentes no ambiente
7. Processos de bioacumulação de contaminantes orgânicos persistentes
8. Contaminantes orgânicos emergentes: definição e principais classes de compostos
9. Introdução à toxicidade de contaminantes orgânicos
10. Principais técnicas analíticas para determinação de contaminantes orgânicos em amostras ambientais


Fonte: Assessoria de Imprensa do CTC/PUC-Rio



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Abertas as inscrições para Mestrado em Química da Udesc Joinville

A coordenação do Mestrado Acadêmico em Química Aplicada, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, anunciou o prazo de inscrições do curso. Os candidatos deverão realizar a inscrição, no site www.cct.udesc.br, entre os dias 20 de abril e 31 de maio.

Quinze vagas são oferecidas para o curso, que é totalmente gratuito e ainda conta com possibilidade de bolsa de estudos para os primeiros colocados no processo seletivo.

O edital será publicado em 4 de abril e a prova escrita está marcada para 13 de junho. A lista dos aprovados deve ser divulgada em 17 de junho, e a previsão é de que as aulas iniciem em 8 de agosto. O colegiado é formado por nove professores doutores, que orientarão os alunos do curso. Os acadêmicos poderão escolher entre duas linhas de pesquisa: "Aplicação de Compostos Químicos" e "Síntese e Análise Química.

O Mestrado Acadêmico em Química Aplicada é o terceiro do Estado e o primeiro da região norte de Santa Catarina. Este é o 12º curso de pós-graduação stricto sensu da Udesc Joinville autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para a coordenadora do mestrado, Marcia Margarete Meier, a implantação do curso criará novas perspectivas para os profissionais da área. "Além de químicos, podem se inscrever engenheiros químicos e sanitaristas, engenheiros de plásticos e de alimentos, farmacêuticos, bioquímicos, entre outros", destaca. Estudantes formandos também poderão participar do processo seletivo, desde que as instituições onde estudam emitam declaração comprobatória.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pos.cct@udesc.br ou pelo telefone (47) 3481 7913.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville


  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Post doctoral fellowship in Medicinal Chemistry - IQSC-USP

Applications are invited for a postdoctoral research fellow in medicinal chemistry to join the team led by Prof Carlos Montanari at the University of São Paulo. The objective of the CNPq project is the discovery of novel cysteine protease inhibitors for treatment of Chagas disease, which is caused by the Trypanosoma cruzi parasite and is endemic in South and Central America. Chagas disease is currently only treatable in the acute phase and the drugs used have unacceptable side effects so the position represents an excellent opportunity to make important contributions in the area of neglected tropical diseases.

Ideally, the candidate should have expertise in molecular design and synthesis of protease inhibitors.

The post is funded by the National Council of Technological and Scientific Development - CNPq, and is available immediately for 12 months. The successful candidate must have a PhD in organic chemistry or medicinal c hemistry. The position will be in the Medicinal Chemistry Group of the Institute of Chemistry of São Carlos, IQSC/USP, Avenida Trabalhador Sancarlense, 400, São Carlos/SP, Brazil.

The closing date for applications is midnight 30 April 2016 and Skype interviews will be held as soon as possible thereafter. You will be required to upload a supporting statement and CV as part of your application. Please apply by email to Prof Carlos Montanari (Carlos.Montanari@usp.br) including your CV and two letters of support.


Fonte: Carlos Montanari (IQSC-USP)


  OUTRAS VAGAS

1. Concurso BIOTA-Empreendedorismo para alunos de pós-graduação de instituições paulistas estímulo a jovens criativos e empreendedores

Concurso BIOTA-Empreendedorismo para alunos de pós-graduação de instituições paulistas estímulo a jovens criativos e empreendedores

Inscrições até 22 de abril de 2016.


O Programa BIOTA/FAPESP – O Instituto Virtual da Biodiversidade CONVIDA alunos de Pós-Graduação de qualquer instituição paulista (ICT) a apresentarem propostas de MODELO DE NEGÓCIOS EM BIODIVERSIDADE baseados em pesquisa dentro da grande área temática que abrange a caracterização biológica e química, conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade brasileira.

Mais informações


Fonte: Programa BIOTA/FAPESP – O Instituto Virtual da Biodiversidade








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299