.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1225

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



23/06/2016



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. UFRPE abre concurso para docentes

A Universidade Federal Rural de Pernambuco publica Edital Específico Nº 03/2016 de abertura de Concurso Público de Provas e de Provas de Títulos para Professor para lotação na SEDE-DOIS IRMÃOS, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA, UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO e UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA.

O certame pelo edital disponível abaixo e as regras gerais para este concurso estão previstas no Edital de Condições Gerais de Concursos da UFRPE publicado em DOU do dia 06 de novembro de 2014, retificado através dos Editais 11/2015 e 23/2016, publicados em DOU de 24/02/2015 e 03/06/2016, respectivamente, disponível em www.concurso.ufrpe.br.

Edital


Fonte: Flávia Vasconcelos



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. CTC/PUC-Rio abre inscrições para Doutorado, que oferece dupla diplomação com universidade americana, na área de Ciências e Engenharia de Polímeros e Coloides

Doutorado é recomendado pela Capes/Brasil e oferecido em associação com a Case Western Reserve University, nos EUA, conferindo duplo diploma. Inscrições se encerram em 30 de julho

Estão abertas as inscrições para o novo programa de Duplo Diploma de Doutorado na área de Ciências e Engenharia de Polímeros e Coloides – uma parceria entre o Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (PEM – PPG em Engenharia Mecânica) e a Case Western Reserve University – Department of Macromolecular Science and Engineering (CWRU), nos EUA. Além da PUC-Rio, participam do Programa outras três universidades brasileiras. Para a próxima turma, com início em agosto, os candidatos têm até 30 de julho para efetivar suas inscrições.

O Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular da CWRU é líder nos Estados Unidos e um dos líderes mundiais na área de polímeros. A parceria entre as duas universidades permitirá aos doutorandos obter dupla diplomação de excelência internacional, com possibilidade de atuação em diferentes setores da indústria e da academia, no Brasil e no exterior.

O programa é destinado a profissionais com Mestrado nas áreas de Engenharia, Física, Química, Ciência de Materiais e Matemática. Os alunos admitidos farão as disciplinas do primeiro ano no Brasil. Já nos dois anos seguintes, as pesquisas serão desenvolvidas nos Estados Unidos. No final do programa, no último ano, o aluno retorna ao Brasil para conclusão e defesa da tese. As aulas começam no dia 29 de agosto. Vale ressaltar que o candidato deve ter domínio de língua inglesa (compreensão oral e escrita), já que as aulas serão ministradas neste idioma.

Como se inscrever

Todos os candidatos deverão enviar para o Coordenador do Programa na CWRU, através dos e-mails joao.maia@case.edu e tac77@case.edu, os seguintes documentos (em inglês): formulário de inscrição da CWRU, formulário com a indicação de PPG Brasileiros por ordem de preferência, uma carta de intenção do candidato, o Currículo Lattes e três cartas de recomendação. Será exigido também o certificado do Exame TOEFL, com grau mínimo de 90, obtido até 31 de dezembro de 2016.

O processo de seleção será baseado na análise dos documentos apresentados. O resultado da seleção será divulgado para todos os candidatos até o dia 10 de agosto. Os alunos selecionados receberão bolsa de estudos da CAPES para o período no Brasil e no exterior.

Mais informações


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa - CTC/PUC-Rio)



  OUTRAS VAGAS

1. Programa apoiado pelo CNPq incentiva pesquisadores brasileiros a virarem empreendedores

Iniciativa com a Escola Politécnica Federal de Lausanne, da Suíça, e o CNPq tem inscrições abertas até o dia 30 de junho. Interessados devem obter título de pós-graduação para se candidatar ao Academia-Industry Training (AIT).

Pesquisadores brasileiros com diploma de mestrado, doutorado e pós-doutorado e proficientes em inglês que desejam se tornar empreendedores, aplicando suas pesquisas de ponta no mercado ou transformando seus estudos em negócios podem se inscrever para o programa Academia-Industry Training (AIT). As inscrições ficam abertas até o dia 30 de junho e podem ser feitas nesta página.

O programa é uma iniciativa da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), da Suíça, e organizado no Brasil pela Swissnwx Brazil, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As atividades serão divididas em duas etapas, sendo uma no Brasil e outra na Suíça. Entre os dias 3 e 7 de outubro, os selecionados vão executar atividades no Rio de Janeiro (RJ). Posteriormente, de 28 de novembro a 2 de dezembro, os pesquisadores vão fazer o mesmo nas cidades de Zurique e de Lausanne, na Suíça.


Fonte: MCTIC







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299