.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1244

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/11/2016



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Seleção de candidatos para vaga de Professor Visitante - UFRJ

Seleção de candidatos para uma (01) vaga de Professor Visitante (12 meses), Edital UFRJ no.127 de 6 de maio de 2016, no âmbito do projeto "Acoplamento off-line da Cromatografia Contracorrente de Alta Velocidade e LC-DAD- ESI/MS para a Prospecção de Flavonoides e Fenilpropanóides Bioativos de três espécies de Lippia (Verbenaceae), e suas Implicações Quimiotaxonômicas", Processo no. 031914/2016-80 aprovado pela Conselho de Ensino para Graduados - CEPG da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, e publicado através da PORTARIA No. 8379, de 12 de setembro de 2016, com vistas a contratar em regime temporário, com dedicação exclusiva, na classe de Professor Adjunto 1, professores/pesquisadores doutores em todas as áreas do conhecimento, que tenham obtido o título há pelo menos 2 (dois) anos no ato da contratação.

I) O Professor visitante participará e contribuirá nas seguintes atividades:
(a) Pesquisa: De acordo com projeto.
(b) Ensino de Graduação: ministrar aulas práticas de Farmacognosia I e II oferecidas por professores do Departamento de Produtos Naturais e Alimentos para os cursos de graduação na Faculdade de Farmácia.
(c) Ensino de Pós-Graduação: ministrar o curso "Cromatografia Liquida de Alta Eficiência acoplada à Espectrometria de Massas na Desreplicação de Extratos Vegetais Bioativos"
(d) Orientação acadêmica: auxiliar na orientação de alunos de iniciação científica e de pós-graduação, vinculados ao projeto de pesquisa.

II) Data de Início e término do período de contratação: 01/01/2017 a 01/12/2017.

Perfil do Candidato: Doutorado na área de Química de Produtos Naturais que tenham obtido o título há pelo menos 2 (dois) anos no ato da contratação, com experiência comprovada no isolamento e purificação de produtos naturais, experiência desejável em elucidação estrutural de flavonoides e fenilpropanóides através das técnicas de RMN 1H e 13C, experiência comprovada na técnica de LC-DAD- ESI/MS. Desejável (mas não imprescindível) experiência na utilização da cromatografia contra-corrente de alta velocidade e métodos de escolha de sistema de solventes para esta técnica

As solicitações de inscrição para seleção deverão ser feitas para a Profa. Suzana G. Leitão através do envio do CV Lattes e um breve histórico de suas atividades em pesquisa, enviados para os e-mails abaixo, com titulo "Professor Visitante 2016": sgleitao@pharma.ufrj.br, sgleitao@gmail.com, cppfar@pharma.ufrj.br

A data limite para envio da documentação é 26/11/2016 e a seleção será realizada entre 28 e 30 de novembro de 2016.


Fonte: Suzana Guimarães Leitão (UFRJ)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Física do ITA

Os Departamentos de Física, Química e Matemática da Divisão de Ciências Fundamentais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) estão num processo de expansão (duplicação) do seu corpo docente e de alunos de graduação e pós-graduação. Novos laboratórios de Computação de Alto Desempenho, de Clima Regional e Espacial, de Espectroscopia e caracterização de materiais foram montados e 3 novos pesquisadores foram recentemente incorporados ao departamento de Física, 2 no de Matemática e 1 na Química. Diversas colaborações e acordos internacionais em vigor com docentes do programa, envolvendo 7 pesquisadores visitantes estrangeiros especiais da Capes, além de 25 pós-doutorandos desenvolvendo suas pesquisas no programa. Em Fevereiro de 2017 , o novo prédio da Divisão de Ciências Fundamentais deverá entrar em funcionamento com espaço para 100 docentes, professores visitantes, pós-doutorandos e 80 alunos de pós-graduação. Assim, muitas novas oportunidades estão se abrindo no programa de pós-graduação em Física do ITA, envolvendo expansão do seu corpo docente e discente. Abaixo estão as área do programa, e chamamos a atenção para a nova área de concentração aberta em 2014 em Sistemas Complexos e Dinâmica não linear com participação de docentes da Matemática e a linha de pesquisa em Propriedades de Sistemas Poliatômicos: Estrutura eletrônica de moléculas e geometria de aglomerados moleculares que envolve docentes da Química.

Mais informações do programa de Pós-graduação em Física do ITA nos cursos de Mestrado e em especial para o Doutorado e inscrições por favor escrever para o coordenador Prof. Manuel Malheiro (malheiro@ita.br) e no link http://www.ita.br/pt-br/ip/processoseletivo

As inscrições são necessárias para que depois, os alunos com inscrições aprovadas, possam fazer a matrícula em Janeiro de 2017. Contudo, fazer a inscrição, não exige o compromisso de ter que realizar depois a matrícula no programa.

Programa FIS - Física
Coordenador: Manuel M. B. Malheiro Oliveira
FIS-A - Física Atômica e Molecular
Coordenador de Área: José Silvério E. Germano
- Lasers: Desenvolvimento de lasers de vapor de cobre e lasers de corante. Separação isotópica via lasers. Produção de componentes de precisão para o desenvolvimento de lasers.
- Gases ionizados: Diagnósticos elétricos e espectroscopia (de emissão, absorção e laser). Simulação de espectros ro-vibracionais com inteligência artificial. Simulação de plasmas frios.
- Semicondutores e Nanotecnologia - Física da Matéria Condensada, realizando simulação de novos materiais. Propriedades estruturais e eletrônicas de sólidos e nanoestruturas. Estudo das propriedades de diferentes materiais bidimensionais 2D, de ligas semicondutoras, isolantes topológicos e desenvolvimento de metodologia para o estudo de estados excitados. Maiores informações: gmsn@ita.br e www.gmsn.ita.br
- Propriedades de Sistemas Poliatômicos: Estrutura eletrônica de moléculas e geometria de aglomerados moleculares. Espalhamento por elétrons, pósitrons e positrônio. Propriedades de moléculas diatômicas e triatômicas. Condensação atômica.

FIS-N - Física Nuclear
Coordenador de Área: Manuel M. B. Malheiro Oliveira
- Estrutura Nuclear e Hadrônica: Modelos relativísticos para o núcleo e hádrons. Fenomenologia de partículas. Emparelhamento, correlações núcleon-núcleon, e excitações coletivas em núcleos finitos incluindo deformação e matéria nuclear. Núcleos exóticos, estrutura de poucos corpos.
- Teoria Quântica de Campos, Cosmologia e Gravitação: Interações eletrofracas. Fenômenos de transição de fase. Renormalização em mecânica quântica. Gravitação e Cosmologia. Astrofísica de Altas Energias e Matéria Densa no Universo. Ondas gravitacionais: teoria e detecção;
- Reações Nucleares e Espalhamento Geral: Espalhamento múltiplo. Formação e decaimento do núcleo composto. Reações de fragmentação do projétil. Excitação Coulombiana. Reações nucleares de poucos corpos.

FIS-P - Física de Plasmas
Coordenador de Área: Gilberto Petraconi Filho
- Física de Plasmas Frios: Simulação numérica de descargas elétricas CC, RF e microondas, usando gases nobres e moleculares. Simulação de ambiente de reentrada de satélites recuperáveis.
- Fusão Termonuclear Controlada: Caos e fenômenos não lineares aplicados em tokamaks.
- Processamento de Materiais a Plasma: Físico-química do crescimento do filme de diamante CVD e aplicações em sensores eletroquímicos. Compostos orgânicos inibidores de corrosão em metais.
Micro-fabricação;
- Tecnologia de Plasmas frios: Filmes finos, processos de corrosão e deposição. Limpeza e ativação a plasma.Instrumentação. Etapas de micro fabricação para sensores e dispositivos de microeletrônica.
Compósitos e polimeros; Geradores de ozônio baseados em descargas à barreiras dielétricas. Combustão assistida por plasma.

FIS-SC – Sistemas Complexos e Dinâmica Não Linear
Coordenador de Área: Erico Luiz Rempel
- Caos em Plasmas de Fusão: Caos e Dinâmica não Linear aplicado a tokamaks; Efeito de perturbações e geração de caos em tokamaks; Caos em sistemas dinâmicos conservativos aplicado a tokamaks.
- Caos em Astronáutica e Mecânica Celeste: Cálculo de Trajetórias Espaciais; dinâmica de muitos corpos no Sistema Solar; estruturas invariantes hiperbólicas e suas variedades; captura e escape de trajetórias no Sistema Solar; dinâmica não-linear e caos em sistemas Hamiltonianos e dissipativos, em particular, sistemas de plasmas.
- Caos e Turbulência em Fluidos e Plasmas Espaciais e Astrofísicos: turbulência em discos de acreção; convecção Rayleigh-Bénard; dínamo solar; ondas não-lineares; Simulações 1D, 2D e 3D; mistura caótica; estruturas coerentes lagrangeanas; auto-organização e formação de padrões.


Fonte: Francisco Bolivar Correto Machado (ITA)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Seleção de bolsistas para realização de estágio pós-doutoral no PPGQUI/UFES

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI) da UFES em sua 6a Reunião Ordinária do dia 27 de outubro de 2016, com base no Edital FAPES/CAPES Nº 009/2014 - Bolsa de Fixação de Doutores, torna público, por meio do endereço eletrônico http://www4.quimica.vitoria.ufes.br/pos-graduacao/PPGQUI a abertura de inscrições para seleção de bolsistas para realização de estágio pós-doutoral no PPGQUI/UFES, para fixação de doutores no estado do Espírito Santo.

Período das Inscrições: 31/10 a 14/11

Maiories Informações


Fonte: Valdemar Lacerda Jr (UFES)




  OUTRAS VAGAS

1. Premio Heinrich Emanuel Merck 2017

Merck KGaA, Darmstadt, in the promotion of analytical science, has, since 1988, donated the HEINRICH-EMANUEL-MERCK AWARD FOR ANALYTICAL SCIENCE – worth Euro 15,000. The prize was donated to mark the centenary of the first standardization of analytical methods brought about by Merck chemist Dr. Karl Krauch in his book "The Testing of the Purity of Chemical Reagents". The award bears the name of Heinrich Emanuel Merck, who defined the company's commitment to quality by the claim "I shall always guarantee the purity of my preparations".

Mais informações


Fonte: Lauro Kubota (UNICAMP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299