.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1211

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



13/04/2017



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Química – UFSC – Florianópolis - (inscrições abertas)

O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina torna público que, no período de 03 a 28 de abril de 2017, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso e admissão aos cursos de mestrado (20 vagas) e doutorado (20 vagas) em Química do PPGQ/UFSC, em Florianópolis/SC. O exame ocorrerá dia 05 de junho à tarde (13h30min às 18h00min).

Informações detalhadas podem ser obtidas na página eletrônica do Programa.


Fonte: Rosely Aparecida Peralta (UFSC)



  OUTRAS VAGAS

1. Concurso alemão Green Talents 2017 abre inscrições

O Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) abriu inscrições para a nona edição da competição "Green Talents – Fórum internacional de projetos com alto potencial para a inovação e sustentabilidade".

A iniciativa tem o objetivo de promover o intercâmbio internacional de ideias sustentáveis e ecologicamente inovadoras. Com centros de pesquisa e inovação de ponta, a Alemanha dá apoio especial a esses esforços ao intensificar a cooperação internacional entre as mentes brilhantes mais promissoras de todo o mundo.

O prêmio contempla, a cada ano, 25 jovens pesquisadores. Os vencedores vêm de vários países, têm atividades ligadas a diferentes disciplinas científicas e são reconhecidos pela capacidade inovadora de suas iniciativas, que objetivam tornar a sociedade mais sustentável. Desde a sua criação, o prêmio já reconheceu 182 jovens pesquisadores e cientistas de 51 países diferentes, devido aos seus excelentes desempenhos e contribuições para que as suas comunidades, países e sociedades sejam mais sustentáveis.

Neste ano, o tema do concurso é "Produção e Consumo Sustentáveis". Essas questões, bem como os desafios enfrentados pelo meio ambiente em geral, exigem cooperação científica internacional. No entanto, a competição permanece aberta a todas as áreas, oferecendo chances iguais de êxito aos participantes.

"O contato de longa duração entre especialistas experientes e futuros talentos tem um importante papel a desempenhar aqui. É por isso que a competição Green Talents busca criar uma rede ampla e interdisciplinar de especialistas em ciências e indústrias para que eles trabalhem em conjunto em cima dos objetivos fundamentais de moldar o futuro, transformar os desafios globais em oportunidades e criar condições habitáveis e decentes para todos", afirma a ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Johanna Wanka.

Selecionados por um júri de especialistas alemães de alto prestígio, os vencedores também ganham acesso exclusivo à elite da área da pesquisa na Alemanha.

A premiação de 2017 inclui convite para visitar a Alemanha em 2017 e participar do fórum científico com duração de duas semanas, com todas as despesas pagas. Durante a visita, os vencedores terão acesso a instituições de pesquisa e ciência de ponta, que oferecem visões únicas dos trabalhos desenvolvidos por elas.

Durante o fórum científico, os vencedores também terão oportunidade de apresentar os seus trabalhos pessoalmente, em reuniões individuais com especialistas de sua escolha para discutir oportunidades de investigação e cooperação.

Terão ainda oportunidades de networking com os demais acadêmicos na maior conferência dos Green Talents Alumni, durante a cerimônia de premiação em Berlim.

A estadia de pesquisa, com duração de até três meses em 2018, será totalmente custeada, em instituição da escolha do vencedor.

Os vencedores terão acesso exclusivo à "Rede Green Talents", composta por alunos de diversos países que atuam no segmento de desenvolvimento sustentável.

O prazo para envio de candidaturas é 23 de maio de 2017, às 12h00 CET (Horário da Europa Central).

Para mais informações consulte o panfleto sobre a competição ou assista ao vídeo disponível em www.greentalents.de.


Fonte: Agência FAPESP


2. Vaga para técnico em análise qualitativa e quantitativa de biomoléculas por espectrometria de massas - CEFAP-USP

Espectrometria de massas e proteômica
Modalidade: Bolsa TT (Treinamento Técnico) – Projeto FUSP

O Centro de Facilidades de Apoio à Pesquisa (CEFAP-USP), divisão de apoio científico do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), torna pública a disponibilidade de 1 vaga para técnico em análise qualitativa e quantitativa de biomoléculas por espectrometria de massas.

Esta vaga representa uma ótima oportunidade para interessados em cromatografia líquida de alta eficiência e espectrometria de massas, proporcionando contato com os quadros da Universidade que desenvolvem pesquisas nessas áreas.

O candidato deve possuir graduação nas áreas de Biologia, Química, Biotecnologia ou correlatas. É desejável possuir o título de Mestre. É necessária experiência em:
• Preparo de amostras biológicas para análise por LC-MS;
• Calibração e manutenção de espectrômetros de massa de baixa e alta resolução;
• Análise e desenvolvimento de métodos por LC-MS/MS;

Conhecimento e experiência nas seguintes áreas são desejáveis e constituirão um diferencial para o candidato ou candidata:

• Análise de amostras biológicas por MALDI-TOF;
• Análise proteômica em larga escala por nanoLC-MS/MS;
• Busca em bancos de dados de proteinas e interpretação dos resultados.

O candidato aprovado deverá cumprir jornada de 40 horas semanais. O contrato terá duração mínima de 1 ano, com possibilidade de prorrogação. O programa de bolsas da FUSP não permite o recebimento de bolsas de outras agências ou exercício de atividade com vínculo empregatício durante a vigência da bolsa.

Interessados devem enviar CV até o dia 12/05/2017 para biomass@icb.usp.br com o assunto da mensagem: Bolsa TT 2017.


Fonte: Fernando Gonçalves de Almeida (USP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299