.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1269

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



11/05/2017



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Instituto de Química da Unesp de Araraquara abre inscrições para pós-graduação

O Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, abriu inscrições para os programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e de Pós-Graduação em Química. As inscrições para os dois programas vão até o dia 02 de junho de 2017.

Na Biotecnologia, são 14 vagas para mestrado e 14 para doutorado, para ingresso no segundo semestre de 2017. Podem se inscrever portadores de diploma nas áreas de Ciências Exatas ou Biológicas em cursos recomendados pelo Ministério da Educação.

O exame de seleção, que será realizado de 4 a 6 de julho, será aplicado nas cidades de Araraquara; em Pereira, Colômbia; e em Lima, no Peru. Os candidatos de fora do Brasil podem escolher ter as questões da prova escrita em português ou inglês. As respostas poderão ser feitas em português, inglês ou espanhol.

Para o curso de mestrado haverá prova escrita abrangendo conhecimentos básicos de Bioquímica e Microbiologia.

Para o curso de doutorado/doutorado direto haverá análise do curriculum vitae documentado e análise, apresentação e arguição do pré-projeto.

O edital está disponível neste link. Em Química, são 12 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado, com ingresso no segundo semestre de 2017. Podem se inscrever portadores de diploma de curso superior em Química ou área correlata.

O exame de seleção, de 27 a 29 de junho de 2017, será aplicado em Araraquara; Dourados, em Mato Grosso do Sul; Juiz de Fora, em Minas Gerais; Manaus, no Amazonas; Belém, no Pará; Rio Grande, no Rio Grande do Sul; São Cristóvão, em Sergipe; Teresina, no Piauí; Ilhéus, na Bahia; Gurupi, no Tocantins; Viçosa, em Minas Gerais; Rio Paranaíba, em Minas Gerais; Areia, na Paraíba; Volta Redonda, no Rio de Janeiro; Hermosillo, no México; Lima, no Peru; Pereira, na Colômbia; Peshawar, no Paquistão e Quebec, no Canadá.

O candidato poderá optar por realizar a prova em português ou em inglês e respostas em português, inglês ou espanhol.

O exame de seleção para o curso de mestrado constará de prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e Engenharia Química e para o curso de doutorado haverá a prova escrita sobre aspectos fundamentais da Química e Engenharia Química e análise do curriculum vitae, histórico escolar e pré-projeto. A prova escrita terá 12 questões, sendo 8 de Química e 4 de Engenharia Química. O aluno deverá escolher apenas 8 questões para responder.


Fonte: Dulce Helena Siqueira Silva (IQ/UNESP/Araraquara)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299