.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1272

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



01/06/2017



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concursos no Departamento de Química Inorgânica - UFRGS

O Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizará três Concursos Públicos de Provas e Títulos para Provimento de Cargo na Classe A, denominação Adjunto A na Carreira do Magistério Superior.

Os concursos serão reralizado nas áreas de Bioanalítica; Quimiometria e Química Inorgânica: Subárea Espectroscopia Inorgânica ou Materiais Inorgânicos/Híbridos Aplicados à Química Sustentável

O Edital completo, com os temas das provas, período de inscriçoes e demais informações, pode ser consultado neste link.


Fonte: Marcelo Priebe Gil


  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química da PUC-Rio

Entre 24 de abril e 18 de junho, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química da PUC-Rio. Todos os candidatos aprovados recebem bolsa de isenção de taxas e mensalidades. Além disso, os melhores classificados recebem bolsas CNPQ e CAPES de acordo com a disponibilidade.

Mais informações


Fonte: Comissão de Pós-Graduaçãoo do DQ PUC-Rio


2. Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado – PPGQ – IQ/UFG - Goiânia

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Goiás (Campus Goiânia) informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2017/2 para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Mais Informações: https://ppgq.quimica.ufg.br/
Fone: (62) 3521-1199
E-mail: coordenadoriappgq@gmail.com


Fonte: Wendell Karlos Tomazelli Coltro (UFG)


3. Pós-Graduação em Química do IQSC recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso e atribuição de bolsas institucionais do programa de pós-graduação em Química oferecidas pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Os candidatos aos níveis de mestrado, doutorado ou doutorado direto devem se inscrever até 04 de junho de 2017 para uma das seguintes áreas de concentração: "Físico-Química", "Química Analítica e Inorgânica" e "Química Orgânica e Biológica". A seleção será feita pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), que avaliará a candidatura de acordo com disposições do edital. Sendo aprovado, o candidato poderá efetuar a sua matrícula.

Bolsas institucionais
Para concorrer às bolsas institucionais concedidas pela CPG do IQSC com recursos do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES e da Demanda Social do CNPq, os candidatos também devem fazer a inscrição até 04 de junho de 2017 e realizar a prova escrita.

São oferecidas duas opções para a realização da prova escrita: através do Graduate Record Examinations – GRE Chemistry ou através do IQSC.

O GRE Chemistry é aplicado pela ETS nas condições, datas e taxas por eles praticadas e com base no programa por eles fixado, entretanto para esta modalidade é reservada um bolsa para mestrado e uma para doutorado ou doutorado direto.

Os que optarem pela prova escrita do IQSC, devem fazê-la no dia 20 de junho de 2017, às 14h (horário de Brasília). A prova é oferecida simultaneamente em capitais de vários estados do país. Na região Nordeste, as cidades são: Arapiraca em Alagoas, Fortaleza no Ceará, São Luís no Maranhão, Teresina no Piauí, São Cristóvão em Sergipe, João Pessoa na Paraíba e Recife em Pernambuco; na região Sul, a prova será na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina; na região Centro-Oeste, Cuiabá, em Mato Grosso; na região Sudeste, a prova será na cidade de São Carlos no estado de São Paulo, onde se localiza o IQSC.

Quem faz a pós-graduação no IQSC adquire uma bagagem de conhecimento e relações que capacitam sua independência acadêmica e científica. Alguns retornam para a região de origem e contribuem no desenvolvimento das instituições de ensino e pesquisa.

Os candidatos devem estar atentos aos prazos, orientações e normas constantes no edital IQSC 005/2017 que estabelece a abertura do processo seletivo.

Pós-graduação no IQSC
O programa de pós-graduação do IQSC tem mais de 45 anos de tradição na formação de pessoal, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje atuam em instituições de ensino e pesquisa, indústrias e diversos meios do setor produtivo do Brasil e também do exterior.

O engajamento da Unidade em programas de pesquisas básicas e aplicadas, desenvolvendo grande interação com instituições nacionais e internacionais, faz com que a Unidade alcance um dos níveis mais altos de produtividade científica da USP, segundo dados estatísticos da própria universidade, o que reflete de forma positiva na pós-graduação.

O curso tem recebido a nota "7" em avaliação da CAPES, sendo o mais alto nível atribuído, concedido aos cursos reconhecidos com nível de excelência internacional. Promover a internacionalização e o duplo diploma é uma das políticas do programa.

Informações sobre o corpo docente e linhas de pesquisa podem ser encontradas no site institucional.

Outras informações:
Edital IQSC 005/2017 e inscrições: goo.gl/rdbDDA
Site do IQSC-USP: www.iqsc.usp.br
Site ETS: www.ets.org/gre
Contato: (16) 3373-9909


Fonte: Sandra Zambon (Comunicação IQSC - Pós-Graduação IQSC)


4. Processo seletivo para mestrado acadêmico e doutorado - UFSCar

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado, com ingresso no segundo semestre de 2017, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar. As inscrições para ambos os cursos podem ser feitas até o dia 8 de junho, pela Internet. Os candidatos impossibilitados de estarem em S ão Carlos devem informar no ato da inscrição que desejam realizar a prova em outra instituição, de outro Estado ou país. Para realização da prova em instituição que não a UFSCar, um docente ocupando o cargo de Coordenador de Curso, Coordenador de Pós-Graduação ou Chefia deverá se responsabilizar pela solicitação e aplicação do exame aos candidatos interessados. Esse docente deverá preencher o formulário, que está disponível no site do PPGQ, e encaminhar para o Coordenador do PPGQ-UFSCar no e-mail ufscarppgq@gmail.com, até 8 de junho.

O edital completo do processo seletivo do mestrado acadêmico pode ser acessado aqui e do doutorado aqui.

Mais informações no site do PPGQ.


Fonte: Programa de Pós-Graduação em Química (UFSCar)



  OUTRAS

1. Prêmio reconhece professores de escolas públicas

Estão abertas, até 25 de agosto, as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras, entre elas a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em 2017, o Prêmio está em sua 10ª edição e convida todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Os relatos serão avaliados e poderão ser selecionados para uma premiação estadual, regional e nacional.

Seis categorias compõem o Prêmio este ano: Educação infantil (creche); Educação infantil (pré-escola); Ensino fundamental 1º, 2º e 3º ano (ciclo de alfabetização); Ensino fundamental 4º e 5º ano; Ensino fundamental 6º ao 9º ano; e Ensino médio.

Prêmios
Na etapa estadual receberão uma placa em sua homenagem os professores autores dos relatos de prática selecionados entre os três mais bem avaliados, por categoria, em cada unidade da federação (UF), totalizando 486 premiados. Passarão para a seleção regional 162 professores autores dos relatos de prática selecionados como o melhor de sua categoria em sua UF.

Na etapa regional serão premiados 30 professores, sendo um por categoria de cada região geográfica, que receberão cada um: R$ 7 mil, troféu e uma viagem de 8 dias para a Irlanda, em 2018, para participar de capacitação custeada pela CAPES.

Na etapa nacional, além dos prêmios recebidos nas etapas estadual e regional, os seis professores autores dos melhores relatos de prática pedagógica, um de cada categoria – dentre 30 trinta classificados na etapa regional - receberão adicionalmente cada um: R$ 5 mil e troféu.

As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas na etapa regional serão premiadas com placas comemorativas e equipamentos de informática/conteúdo educacional que facilitem o processo de ensino/aprendizagem.

Temáticas Especiais
Além disso, haverá premiações em temáticas especiais. Segundo o regulamento, durante a etapa de avaliação regional, o Comitê de Avaliação selecionará, dentre os 162 relatos de prática pedagógica oriundos das etapas estaduais/distrital, os melhores relatos que receberão uma premiação especial por apresentarem em seu relato de prática pedagógica um dos seguintes temas: Esporte como estratégia de aprendizagem; Conservação e uso consciente da água; Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação; e Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional.

A premiação é diferente para cada um dos temas. Os detalhes estão no regulamento.

Podem concorrer ao Prêmio professores de escolas públicas da educação básica. Para participar, é preciso realizar a inscrição por meio da página eletrônica do prêmio. A previsão é de que o resultado final seja divulgado em dezembro.


Fonte: CCS/CAPES


2. UNESCO: abertas inscrições de prêmio sobre uso social da matemática e ciências da natureza

A Samsung abriu as inscrições para a quarta edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Apoiada pela UNESCO, iniciativa estimula alunos do ensino médio de escolas públicas do Brasil a aplicar conceitos das Ciências da Natureza e Matemática para desenvolver propostas de melhoria das comunidades onde vivem. Professores e estudantes podem inscrever soluções até 14 de agosto.

Mais informações


Fonte: Nações Unidas no Brasil - ONUBR







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299