.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1292

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



01/11/2017



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo 2018/1 para Mestrado em Química - PPGQ/UERJ

O Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 04 a 06 de dezembro de 2017, estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Química, Curso de Mestrado para turma com início em 2018/1o semestre.

Linhas de Pesquisa: Química Inorgânica; Química Ambiental; Polímeros e Química Orgânica.

Mais informações: pgquimica@gmail.com

Home-page do programa: www.ppgq-iq.uerj.br


Fonte: Programa de Pós-graduação em Química - UERJ


2. Inscrições abertas para o programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PPG-EnCiMat)

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP em Pirassununga está com inscrições abertas para o programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PPG-EnCiMat).

Há 18 vagas para o curso de mestrado e 15 para o doutorado. Os interessados devem acessar o edital do processo e se inscrever, até 9 de novembro, no Serviço de Pós-Graduação da FZEA (Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga/SP).

O objetivo do programa é a formação de pesquisadores capazes de desenvolver estudos e propor soluções para problemas de natureza científica e tecnológica, por meio do domínio de conceitos e técnicas de ciência dos materiais relacionados à síntese, desenvolvimento, caracterização e aplicação dos materiais.

O PPG-EnCiMat envolve estudos de materiais não convencionais com fontes de matérias-primas oriundas do setor agroindustrial e com propostas para aplicação nesse setor.

Os candidatos podem optar por duas linhas de pesquisa – Tecnologia de Polímeros Naturais ou Materiais Cerâmicos e Compósitos, que se enquadram na área de concentração "Desenvolvimento, caracterização e aplicação de materiais voltados à agroindústria".

O edital completo, ficha de inscrição e informações sobre a pontuação do currículo podem ser acessados neste link.


Fonte: Fernando Gustavo Tonin (FZEA-USP)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Oportunidades de bolsas (Mestrado) FAPESP

Encontram-se disponíveis bolsas FAPESP. São bolsas de mestrado voltadas a alunos concluindo cursos relacionados a química, física e materiais, neste ano.

Mais informações


Fonte: Thiago Lopes (Jovem Pesquisador FAPESP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299