.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1299

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



21/12/2017



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo para Mestrado e Doutorado no Pós-graduação em Física e Química de Materiais – FQMat-UFSJ

O Programa de Pós-graduação em Física e Química de Materiais – FQMat, faz saber que, no período de 11 a 22 de Dezembro 2017 e de 15 a 26 de Janeiro de 2018, , estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao curso de MESTRADO e de DOUTORADO. As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procuração na Secretaria do Programa de Pós-graduação FQMat: Departamento de Ciências Naturais – Sala A-2.19, Campus Dom Bosco, Praça Dom Helvécio - 74, Bairro Fábricas, 36301-160, São João del-Rei – MG, de acordo com horário descrito no cronograma do anexo III do edital.

As inscrições poderão também ser enviadas pelo Correio, via SEDEX, com limite de postagem em 12 de janeiro de 2018, desde que a documentação esteja compl eta e em conformidade com o Item 2 do Edital.

Contatos: Tel. (32) 3379-5141; e-mail: fqmat@ufsj.edu.br

Página web do Programa: http://www.ufsj.edu.br/fqmat


Fonte: Jefferson Luis Ferrari (UFSJ)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Vaga para Pós-Doutorado na UFABC – Bolsa FAPESP

Área de conhecimento: Química
Nº do processo FAPESP: 2017/02317-2
Título do projeto: Biosensores baseados em peptídeos anfifílicos para detecção e diagnóstico de doenças
Área de atuação: Química
Quantidade de vagas: 1
Pesquisador principal: Dr. Wendel A. Alves
Unidade/Instituição: Universidade Federal do ABC – Campus Santo André
Data limite para inscrições: 01/02/2018
Publicado em: 15/12/2017
Localização: Avenida dos Estados, 5001 - Bairro Santa Terezinha - Santo André, São Paulo.
E-mail para inscrições: wendel.alves@ufabc.edu.br

As atividades de pesquisa estão relacionadas ao projeto temático “Interfaces em Materiais: Propriedades Eletrônicas, Magnéticas, Estruturais e de Transporte”, sob coordenação do Prof. Adalberto Fazzio (LNNano, CNPEM – Campinas). O supervisor do pós-doutorado será o Prof. Wendel A. Alves da Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – São Paulo. No presente trabalho, propõe-se a síntese e caracterização de nanoestruturas peptídicas obtidas a partir de processos de auto-organização. Sequências peptídicas, do tipo bola-anfifílicos e lipopeptídicos, serão sintetizadas e caracterizadas por diferentes técnicas analíticas e espectroscópicas. O objetivo &eacu te; a obtenção de diferentes organizações supramoleculares com diversas aplicações potenciais, especificamente em arquiteturas de transporte e/ou detecção. A pesquisa será desenvolvida na Universidade Federal do ABC – Campus Santo André.

Estamos à procura de um candidato com comprovada experiência prévia em pesquisa na área de síntese orgânica e/ou síntese de peptídeos (tanto em fase sólida quanto em fase líquida), caracterizações de nanomateriais através de técnicas espectroscópicas e microscópicas, e que possua publicações prévias na área.

A oportunidade está aberta igualmente a candidatos brasileiros e estrangeiros com título de doutor, no Brasil ou no exterior, em áreas relacionadas ao tema proposto. É imprescindível que o candidato tenha experiência internacional, além de publicações nas áreas correlatadas ao projeto em revistas de relevante impacto internacional.

Os seguintes documentos são necessários para candidatura:
1. Curriculum vitae, apresentando a experiência acadêmica do candidato e a lista de trabalhos publicados em periódicos. O currículo deve ser submetido em formato eletrônico pdf (Portable Document Format), onde os artigos devem ser identificados pelo DOI;
2. Documento que comprove que é portador de título de doutor;
3. Pelo menos duas cartas de recomendação as quais devem ser enviadas diretamente para o e-mail wendel.alves@ufabc.edu.br. É desejável que pelo menos uma das cartas seja proveniente de pesquisador estrangeiro, que tenha trabalhado com o candidato.

Para avaliação das propostas serão levados em consideração os seguintes aspectos: histórico de pesquisa do candidato e análise das cartas de recomendação recebidas. No que se refere à análise curricular, não será considerado somente o número de publicações do candidato, mas também sua qualidade e relevância. Adicionalmente, os candidatos serão convocados para uma entrevista presencial ou online com o supervisor para avaliar aderência das áreas de experiência do candidato aos temas de pesquisa relacionados ao projeto.

A implantação da bolsa está condicionada à aprovação do candidato selecionado pela FAPESP. Caso a decisão seja referendada pela FAPESP, o candidato selecionado receberá bolsa no valor de R$ 7.174,80 mensais e reserva técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa, destinada a realizar apenas despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Mais informações sobre a bolsa podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.fapesp.br/bolsas/pd.

O candidato deverá enviar toda a documentação via e-mail para o endereço eletrônico wendel.alves@ufabc.edu.br com o título “Fellowship PD - Application”. O prazo para envio das inscrições se encerra em 01/02/18. Serão consideradas as inscrições em que todos os documentos (inclusive as cartas de recomendação) tenham sido recebidas impreterivelmente até a meia-noite do dia 01/02/2018, no horário de Brasília (UTC-3, horário de brasileiro de verão).

Para dúvidas e informações adicionais, entre em contato através do endereço eletrônico wendel.alves@ufabc.edu.br, com o assunto: “Fellowship PD - Query”.


Fonte: Wendel Andrade Alves (UFABC)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299