.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1317

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/05/2018



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para o provimento de 1 cargo na Classe de Professor Adjunto A - UFSCar

O Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos está com inscrições abertas (até o dia 29/06/2018) para concurso público para o provimento de 1 cargo na Classe de Professor Adjunto A, Nível I, regime de trabalho de 40 horas com Dedicação Exclusiva para atuar no Ensino de Engenharia Química e Pesquisa em CATÁLISE HETEROGÊNEA.

Requisitos:
1) Título de Doutor em Engenharias ou Ciências Exatas

O edital completo do concurso (042/18) está disponível em http://www.concursos.ufscar.br

A inscrição é feita diretamente pelo site.


Fonte: Patrícia M. Lima (UFSCar)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI

Inscrições estão abertas

Inscrições abertas para o processo seletivo para início do curso de Mestrado profisisonal em Química em Rede Nacional – PROFQUI.

A próxima turma do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI terá início em agosto de 2018.

É um programa de pós-graduação semipresencial, stricto sensu, na modalidade mestrado profissional na área de Química com oferta nacional, reconhecido pelo Ministério da Educação e conduzindo ao título de Mestre em Química.

Tem como objetivo proporcionar formação química aprofundada e relevante ao exercício dadocência no Ensino Médio, visando dar ao egresso a qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Química.

É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta doBrasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química(SBQ) e o apoio das Instituições Associadas.

O Instituto de Química (IQ) da Unesp de Araraquara faz parte como uma das Instituições associadas.

O IQ/Unesp irá oferecer 7 (sete) vagas para o 2º semestre de 2018. As aulas irão ocorrer às quintas e sextas-feiras no período da tarde.

1. Público alvo e bolsas de estudo
Poderão se inscrever candidatos que estejam em efetivo exercício de docência em Química na educação básica e sejam portadores de diplomas de graduação em Licenciatura em Química ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. Professores que estejam em efetivo exercício de docência em Química na educação básica da rede pública de ensino poderão concorrer &agra ve; bolsa de mestrado profissional da CAPES.

2. Exame nacional de acesso
O ingresso no PROFQUI se dará exclusivamente por meio do Exame Nacional de Acesso. O Exame Nacional de Acesso será coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão de Seleção responsável porelaborar o caderno de questões. O Exame será aplicado pela Comissão Acadêmica Local de cada uma das Instituições Associadas ao PROFQUI.

3. Maiores informações e datas importantesPara maiores informações os candidatos devem consultar Edital PROFQUI – N. 140 de 03/04/2018 no site: http://www.iq.unesp.br/#!/pos-graduacao/profqui/.

Inscrições: 9 de abril a 11 de maio de 2018 até às 17h00 horário oficial de Brasília.

Exame Nacional de Acesso: 27 de maio de 2018, das 9 h às 12 h, horário oficial de Brasília.


Fonte: Amadeu Moura Bego (Coordenador acadêmico local do PROFQUI – Instituto de Química – Unesp - Araraquara)



2. Processo seletivo para mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC

Estão abertas as inscrições para ingresso nos cursos de Mestrado (20 vagas) e Doutorado (20 vagas) no Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC, situado em Florianópolis-SC.

O PPGQ/UFSC possui conceito 7 pela avaliação CAPES e é formado por docentes atuantes nas áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química e Química Analítica. O Edital do processo seletivo e informações adicionais sobre o processo de inscrições estão disponíveis em ppgqmc.posgrad.ufsc.br

As inscrições encerram-se em 25/05.


Fonte: Daniel L. G. Borges (UFSC)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Pós-Doutorado em Sínteses Assimétricas - Laboratorio de Síntesis Assimétricas Instituto de Química de Recursos Naturales Universidad de Talca, Talca, Chile

O Laboratório de Sínteses Assimétricas procura por um candidato para uma bolsa de pós-doutoramento na Universidade de Talca (R$ 8.000 por mês aprox.) por um periodo mínimo de 2 anos, disponível para pós-doutor (com doutorado obtido de 2013-2018) com experiencia comprovada em sínteses orgânicas. O projeto a ser desempenhado se dará dentro da linha de pesquisa em novos catalisadores orgânicos/organometálicos aplicados em sínteses de compostos ativos. Boa infraestrutura de laboratorios e equipamentos (RMN 500 MHz, Q-tof-MS, ESI-MS, MALDI-MS, etc).

Maiores detalhes em http://las.utalca.cl/index.html. A bolsa é pré-aprovada internamente pela Universidad de Talca e implementável imediatamente. Se você estiver interessado nesta vaga, envie seu CV e 2 cartas de referencias para o e-mail lssantos@utalca.cl até o dia 20 de MAIO de 2018.


Fonte: Leonardo Silva Santos (Universidad de Talca)


2. Bolsa de Pós-Doutorado no Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional com Resolução Espacial" - IQUSP

O Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional com Resolução Espacial", apoiado pela FAPESP, procura candidatos a Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Instituto de Química da USP, em São Paulo. Há interesse em candidatos com experiência nas áreas de catálise, nanocatálise, utilização de nanoestruturas como substratos para detecção SERS, combinação de estudos SERS e catalíticos, síntese de nanoestruturas por métodos químicos e caracterização por técnicas físicas (MET, MEV e outros).

Os candidatos interessados devem enviar, até o dia 10 de junho de 2018, os seguintes documentos em formato PDF para Prof. Mauro Ca rlos da Costa Ribeiro (mccribeir@iq.usp.br) e Profa Paola Corio (paola@iq.usp.br): carta de interesse, resumo da tese de doutorado (1-2 páginas) e curriculum vitae.


Fonte: Paola Corio (USP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299