.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1335

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



27/09/2018



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado no Centro Técnico Científico da PUC-Rio

Aulas dos programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio começam no primeiro semestre de 2019

Com cerca de 1.200 alunos em seus cursos de pós-graduação, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para dez programas Stricto Sensu (mestrado e doutorado), cujas aulas serão dadas a partir do primeiro semestre do ano que vem.

De acordo com os últimos resultados da CAPES (quadriênio 2013-2016), dos dez programas de pós-graduação Stricto Sensu do CTC/PUC-Rio avaliados, cinco conquistaram nota máxima e dois ficaram apenas um ponto abaixo, confirmando a excelência internacional da PUC-Rio na área de exatas. A Universidade está entre as melhores do País e o CTC/PUC-Rio tem a reputação de ser um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Nos últimos cinco anos, cerca de 7.500 alunos se inscreveram nos programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio. Os números são resultado de um investimento expressivo em pesquisa e equipamentos. Os alunos têm acesso a aproximadamente 140 laboratórios modernos e especializados, consolidando uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao desenvolvimento de pesquisadores para o Brasil. Atualmente, o corpo docente do CTC/PUC-Rio é formado por cerca de 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior.

Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos - Inscrições até 25/11/2018 - Conceito 5 na CAPES
Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre duas áreas de concentração: Ciência e Engenharia dos Materiais ou Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Ao todo são dez linhas de pesquisas dividas em: Processo e Caracterização de Materiais, Desempenho e Integridade de Materiais, Junção de Materiais, Transformação de Fases, Materiais Nanoestruturados / Caracterização, Tecnologia Mineral, Siderurgia, Extração, Síntese e Processamento Químico de Materiais, Tecnologias Ambientais, Materiais Nanoestruturados / Síntese.

Mais informações

Química - Inscrições até 16/11/2018 - Conceito 5 na CAPES
O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado – dez vagas - e Doutorado - cinco vagas. Os cursos são voltados para profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins. O PPG-Qui tem as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides.

Mais informações


Fonte: Maria Estrella (Approach - PUC-Rio)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. 28º Programa bolsas de verão CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realizará o 28º Programa Bolsas de Verão, destinado a estudantes em nível de graduação em cursos das áreas Ciências Exatas (inclui Engenharias) e da Terra e das Ciências Biológicas e da Saúde. As inscrições de candidatos serão recebidas de 3 a 14 de outubro.

Os estudantes selecionados passarão os meses de janeiro e fevereiro de 2019 dedicados, de modo individual, a projetos científicos/tecnológicos no campus do CNPEM, em Campinas, São Paulo. Inúmeros benefícios são oferecidos aos participantes, conforme consta no Edital.

O Edital do 28º Programa Bolsas de Verão CNPEM está em http://pages.cnpem.br/bolsasdeverao [língua portuguesa] e
http://pages.cnpem.br/bolsasdeverao/?la=es [língua espanhola].


Fonte: Comitê Gestor do 28º PBV CNPEM







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299