.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1354

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



21/02/2019



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Formação de Professores: PUC Minas abre inscrições para a pós-graduação

Ensino de Química é ofertado na capital mineira, unidade Praça da Liberdade Estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação da PUC Minas com foco na formação de professores. Na área de Química, a oferta Ensino de Química tem como um dos princípios trabalhar a experimentação como fator fundamental no desenvolvimento do conhecimento, formando um especialista que saiba se aprofundar nos diversos conteúdos da área. A proposta do curso pode ser vista aqui: https://goo.gl/DBpZJt

Os cursos de formação de professores são estruturados para atender as rotinas e necessidades dos educadores na atuação das escolas e instituições de ensino. Para este semestre, 18 propostas estão sendo ofertadas nos campi e nas unidades da PUC Minas, tanto em Belo Horizonte quanto na capital mineira. As inscrições para as ofertas de especialização devem ser feitas, até o dia 22 de fevereiro, pela internet no pucminas.br/pos com pagamento de taxa de R$ 40,00. As aulas terão início no final de março deste ano.

Pós-graduação a distância
Na modalidade a distância, a PUC Minas Virtual também oferece vagas para a pós-graduação lato sensu. As inscrições são gratuitas e acontecem entre os dias 01º de dezembro ao dia 26 de fevereiro, no www.pucminas.br/virtual.

Serão ofertados cursos nas áreas de Comunicação, Direito, Economia, Educação, Engenharia, Gestão, Informática e Saúde. Os cursos são totalmente a distância e possuem carga horária de 360 horas. Já o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho possui carga horária superior, de 614 horas. O material didático é on-line e as provas e a defesa do TCC realizadas pela internet. O aluno terá acesso às aulas no dia 18 de março de 2019.

Financiamento em 48x
Por meio do programa de incentivo educacional Intersector é possível financiar a Pós-graduação lato senso (especialização e master) e Formação e Aprimoramento de Professores em até 48x. Mais informações

SERVIÇO:
Inscrições abertas para cursos de Formação de Professores
Período: até o dia 22/02/2019
Inscrições online pelo site: www.pucminas.br/pos
Mais informações: (31) 3319-4444.


Fonte: Erika Caixeta (IEC PUC Minas Praça da Liberdade)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. 3 bolsas para atuar no IQSC na área de Cromatografia

O Laboratório de Cromatografia do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, coordenado pelo professor doutor Fernando Mauro Lanças, oferece 3 bolsas, em diferentes níveis, para atuarem no projeto temático FAPESP intitulado "Cromatografia líquida em uma gota e seu acoplamento com espectrometria de massas: estratégias instrumentais, desenvolvimento de materiais, automatização e aplicações analíticas".

O prazo para inscrição termina no dia 08 de março de 2019.

A bolsa de Iniciação Científica destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de graduação cursando química ou áreas correlatas, e não devem estar no semestre final do curso. Experiência prévia em cromatografia líquida será considerado um diferencial, bem como ter bom desempenho acadêmico. Outras informações: https://bit.ly/2GI40SR

A bolsa de Doutorado Direto destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa que resulte em tese.

A FAPESP, na análise das solicitações de bolsa de Doutorado Direto, prioriza candidatos que tenham recém-concluído a graduação, dentro do prazo normal de sua duração do curso, com excelente histórico escolar e, preferencialmente, com experiência comprovada de estágio de iniciação científica.

Outras informações: https://bit.ly/2Gt0gFz

Os candidatos interessados na bolsa de Pós-Doutorado devem ter concluído o doutorado há menos de 7 anos, na área química ou correlata, apresentar conhecimento científico no tema do projeto, possuir experiência prévia comprovada na área de desenvolvimento de colunas miniaturizadas (WCOT) e de cromatografia líquida de alta eficiência miniaturizada acoplada à espectrometria de massas em tandem (µ-LC e nano-LC MS/MS). Além disso, apresentar conhecimento básico sobre GC-MS, utilizando a fonte de ionização por impacto com elétrons (EI).

Outras informações: https://bit.ly/2IevMZx


Fonte: Sandra Zambon (Comunicação IQSC, com informações FAPESP)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299