.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1358

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/03/2019



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Vaga para bolsa PNPD na área de orgânica no PPGQ/ UNIFAL-MG

O Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG, informa que estão abertas as inscrições para uma vaga para pós-doutorado na área de Química Orgânica com bolsa PNPD para ser impemetada a partir de abril de 2019.

O edital pode ser acessado neste link.

As inscrições vão até o dia 31/03/2019.


Fonte: Danielle F. Dias (UNIFAL-MG)


2. Oportunidades de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Center for Innovation on New Energies - FAPESP/SHELL

Oportunidades de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Center for Innovation on New Energies (um dos centros de pesquisa FAPESP/SHELL).

- Vaga mestrado: "Conversão seletiva de Metano a produtos por um Rota Eletroquímica/Química".
- Vaga doutorado: "Selective conversion of Methane to products through Electrochemistry".
- Vaga pós-doutorado: "Selective conversion of Methane to products in Electrochemical Systems coupled to Gas Chromatography - Mass Spectromeyry".

Para se inscrever e tirar dúvidas, enviar e-mail para: opportunities.m2pcine@gmail.com


Fonte: Eduarda Silva Francisco


3. Bolsa de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/MEC) - UEL

Estão abertas inscrições para a seleção de 1 bolsista de Pós-Doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES/MEC no Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

O período de inscrições vai de 01 a 05/04/2019

Para mais informações acesse: http://www.uel.br/pos/quimica/


Fonte: Lucio César de Almeida (UEL)

4. Processo Seletivo Bolsista de PD Química UFSCar

Processo Seletivo para seleção de 1 (um) bolsista de Pós-Doutorado em Química.

O candidato selecionado integrará a equipe de trabalho do Projeto Temático "Impacto do treinamento muscular inspiratório e do envelhecimento no mapeamento metabólico e modulação autonômica em repouso e nas respostas cardiovasculares, respiratórias e metabólicas ao exercício físico em homens saudáveis", realizado em parceria com a Fisioterapia/UFSCar.

O pós-doutorando irá realizar suas atividades junto ao grupo de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, sob a supervisão dos Profs. Drs. Antonio Gilberto Ferreira e Tiago Venâncio.

A bolsa terá duração de 24 meses, prorrogável por até 24 meses, a depender do desempenho do bolsista, o qual será avaliado anualmente de acordo com as normas da FAPESP. O candidato selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais. Está previsto ainda a Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa que tem por objetivo atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um auxílio instalação.

O candidato deverá ter concluído o doutoramento há menos de 7 (sete) anos. Os demais requisitos necessários para a candidatura exigidos pela FAPESP poderão ser consultados em http://www.fapesp.br/bolsas/pd.

Obrigações do candidato
a) Dedicar-se exclusivamente ao projeto de pesquisa (exceto mediante autorização da FAPESP, nas condições previstas na Portaria PR nº 05/2012);
b) Não receber bolsa de outra entidade, salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza (exceto mediante autorização da FAPESP, nas condições previstas na Portaria PR nº 05/2012);
c) Apresentar relatórios científicos e relatórios de aplicação dos recursos de reserva técnica dentro dos prazos previstos no Termo de Outorga (TO), acompanhados da documentação solicitada;
Importante: A não observância dessas normas e das demais obrigações descritas em http://www.fapesp.br/bolsas/pd implica no cancelamento da bolsa e na restituição dos pagamentos já efetuados pela FAPESP, em valores atualizados.

Atividades específicas
O(a) bolsista irá desenvolver protocolos de análises envolvendo as técnicas de RMN e Quimiometria. Portanto, é imprescindível que o candidato tenha os seguintes requisitos:
i) Conhecimento e habilidade na obtenção de medidas espectroscópicas via RMN em solução utilizando sondas "normais" e sondas criogênicas de 5,0 mm e 1,7 mm, para fins metabolômicos e de elucidação estrutural;
ii) Fazer elucidação estrutural de moléculas de baixa massa molar (metabólitos secundários) utilizando medidas espectroscópicas e banco de dados específicos;
iii) Tratamento quimiométrico dos dados envolvendo as ferramentas PCA, PLS-DA, etc; e
iv) Conhecimento e prática em desenvolvimento de condições cromatográficas via HPLC para otimização de condições utilizando a técnica hifenada LC-DAD-SPE/NMR.

A documentação deverá ser encaminhada em formato PDF para: Profª Dra. Aparecida Maria Catai, do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da UFSCar, e-mail: tematicolfcv2019@gmail.com, telefone: (16) 3351-8705. Por favor, adicionar no assunto do email "Bolsa PD Química".

Processo seletivo
O processo seletivo será realizado por uma banca constituída de 3 (três) docentes vinculados ao Projeto Temático. A avaliação dos candidatos compreenderá a análise curricular do candidato e uma entrevista que poderá ser realizada via Skype, com os membros da banca.

Divulgação do Resultado: O resultado será divulgado até 03 de maio de 2019.

Início das atividades: 13 de maio de 2019.


Fonte: Aparecida Maria Catai (UFSCar)


5. Oportunidade: Bolsa de pós-doutorado (FAPESP) em Físico-Química de Coloides

Biomateriais engenheirados baseados em óleo de coco e polímeros naturais: novas rotas para desenvolvimento de produtos biomédicos com alto valor agregado

Pesquisador principal: Prof. Watson Loh (IQ/UNICAMP)

Requisitos
- Jovens pesquisadores (título de doutor obtido após 2012);
- Motivação;
- Background em Química ou áreas correlatas;
- Experiência na área de coloides;
- Forte histórico de publicações.

Aplicações: enviar a seguinte documentação até 21/04/2019 para wloh@unicamp.br
1. Carta de motivação descrevendo experiências relevantes ao tópico;
2. Esboço contendo propostas de ideias para a execução do projeto;
3. CV detalhado;
4. Duas cartas de recomendação.

Mais informações


Fonte: Watson Loh (IQ/UNICAMP)



  OUTRAS VAGAS

1. Disciplina de Ressonância Magnética Nuclear Aplicada a Polímeros - PPGQ/UFRGS

Estão abertas inscrições para a realização de disciplina de RMN aplicada a Polímeros, em formato de Ensino à distância, ministrada pela Profa. Griselda Barrera Galland (PPGQ/UFRGS).

Inscrições até 08/04/2019, via email: ppgq_iq@ufrgs.br
Número de vagas: 10 (dez)
Início da disciplina: 15/04/2019

Mais informações:
PPGq/UFRGS (prof. Griselda Barrera Galland) is offering a long-distance learning course, in English, about 1H and 13C Nuclear Magnetic Resonance applied to polymers in general and specially to polyolefins. Special topics that will be addressed are: determination of tacticity, terminal groups, molecular weights, inversions, comonomer contents, reactivity ratios, sequences of comonomers by NMR.

The course consists in eight presentations in video, after each one the student will receive a quiz and exercises to answer. The grades obtained in these eight evaluations will represent 40% of the final mark. The student will have to make a video explaining a paper in the area, previously approved by the professor. This video will represent 20% of the final mark. Finally, the students will receive a final test with problems to resolve. This test will have a weight of 40 % in the final grade. If a student does not attend 60% of approval in the three evaluations (8 quiz, video and test) he can have the opportunity to make a recuperation te st, and the final mark will be the grade of this test.


Fonte: Diogo Seibert Lüdtke (UFRGS)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299