.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1373

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/07/2019



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público (área de Química Inorgânica) - UFPE

O Departamento de Química Fundamental (dQF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife, está com inscrições abertas, no período de 29/07/2019 a 28/08/2019, para Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de 01 vaga para a área de Química Inorgânica de cargo da Carreira do Magistério Superior. Todas as informações referentes ao concurso podem ser encontradas nos editais geral e complementares, neste link.

O corpo docente do dQF atua nos cursos de graduação em licenciatura e bacharelado em Química, além de disciplinas do ciclo básico dos cursos de engenharias.

As pesquisas do corpo docente do dQF são realizadas em todas as subáreas tradicionais da Química, assim como novas áreas de interface com a Física, Materiais e Biomedicina. Os docentes do dQF atuam, principalmente, no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE (conceito 6), no qual os novos docentes são esperados integrar, e também no Programa de Ciência de Materiais (conceito 5).

O dQF conta com uma Central Analítica multi-usuário moderna. Além dessa central analítica, o dQF tem em suas proximidades o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, CETENE (https://www.cetene.gov.br/) e o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, uma unidade da Fiocruz (http://www.cpqam.fiocruz.br/), além de uma longa tradição de interdisciplinaridade e forte interação entre teoria-experimento.


Fonte: Claudete Fernandes Pereira (UFPE)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de pós-doutorado - Laboratório de Biologia estrutural e Zooquímica (IBRC-UNESP)

Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está aberta junto ao Laboratório de Biologia estrutural e Zooquímica, do Instituto de Biociências de Rio Claro – UNESP, liderado pelo Prof. Dr. Mario Sergio Palma. O bolsista irá trabalhar no projeto de pesquisa "Proteopeptídeos naturais da fauna, flora e microbiota brasileira como potenciais modelos para o desenvolvimento racional de novos fármacos de uso terapêutico: isolamento, elucidação estrutural, síntese química, e ensaios de atividade funcional" (#2016/16212-5). Nesse projeto o bolsista participará de pesquisa com peptídeos defensivos de plantas (ciclotídeos e orbitídeos). Os candidatos deverão ter formação preferencial em Química ou Farmácia, e ter se doutorado em química ou bioquímica, tendo trabalhado em temas correlatos ao tema do projeto mencionado acima; terão que apresentar comprovação de experiência prática nos temas relacionados ao projeto. Aos interessados é fundamental o pleno domínio de técnicas de: i) purificação de peptídeos por cromatografia de fase reversa; ii) domínio de técnicas de RMN 1-D e 2-D voltadas para determinação estrutural de peptídeos; iii) experiência em técnicas avançadas de LC-MS e MS/MS aplicad as ao sequenciamento de peptídeos, e na determinação de modificações pós-traducionais. Além disso, é desejável que os candidatos estejam familiarizados com técnicas de síntese de peptídeos em fase solida (das famílias de peptídeos mencionadas acima), e de ensaios biológicos miniaturizados em leitoras de ELISA.

Os interessados poderão obter mais informações sobre a pesquisa, entrando em contato com o coordenador do projeto – Prof. Dr. Mario Sergio Palma (mario.palma@unesp.br).

Os candidatos devem ser excepcionalmente motivados, serem criativos, devem ser capazes de trabalhar de forma independente e com um ambiente em equipe. A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em http://www.fapesp.br/bolsas/pd.

A seleção será realizada com base na análise dos CVs dos candidatos, e da demonstração de seu interesse pelo trabalho nesse tipo de projeto. Os interessados deverão apresentar seus CVs, carta manifestando seu interesse e explicando as razões pelas quais se interessa pelo projeto, e três cartas de recomendações. Todos os documentos deverão ser enviados via e-mail, para o endereço: mario.palma@unesp.br.

O prazo de inscrição se encerra no dia 30/08/2019


Fonte: Mario Sergio Palma (IBRC-UNESP)


2. Bolsa de pós-doutorado FAPESP vinculada ao projeto "VIDA-FROG: Valorization of Molecules Isolated from Aquatic Portuguese Amphibians"

Encontra-se aberta uma (01) vaga para pós-doutorando envolvendo o estudo de peptídeos bioativos de anuros do Arquipélago de Açores. O candidato com doutoramento na área de química e produtos naturais e/ou síntese orgânica, desenvolverá seu projeto junto ao Instituto de Química da USP (Massuo J. Kato) em colaboração com a Universidade de Brasília (José Roberto de Souza Almeida Leite) e Universidade do Porto (Peter Eaton). O projeto tem como objetivos isolar novos peptídeos de espécies de anfíbios do arquipélago de Açores (Portugal) e avaliar diversas atividades biológicas. O estudo do potencial biológico em diversos modelos envolverá o estudo de sinergismo com antibióticos ou antiparasitários e também com produtos naturais. Experiência imprescindível p ara o candidato incluem técnicas de isolamento e caracterização espectroscópica de produtos naturais e/ou em síntese orgânica. A duração inicial da bolsa é de 12 meses, renovável por outro igual período, e os critérios de seleção seguirão as diretrizes disponíveis (http://www.fapesp.br/bolsas/pd). O valor da bolsa é de R$ 7.373,10 mensais e conta com recursos adicionais de taxa de bancada.

Mais informações e inscrições (até o dia 30/08/19) com prof. Massuo J. Kato (majokato@iq.usp.br). Solicita-se uma carta de apresentação descrevendo a experiência e Curriculum Vitae com 3 nomes de pesquisadores que possam fornecer referências sobre o candidato.


Fonte: Massuo Jorge Kato (IQUSP)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299