.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1310

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/11/2019



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso para professor na UFV - Campus Viçosa

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) torna pública a abertura das inscrições, exclusivamente, através neste link, no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de publicação deste Edital no Diário Oficial da União, para o Concurso Público destinado ao provimento de 01 (uma) vaga para o cargo de docente da Carreira do Magistério Superior, Professor Classe A - com denominação Adjunto A, nível I, em regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva (DE), com lotação no Departamento de Química, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, para a área de Química Inorgânica, com a seguinte titulação: Graduação em Química e Doutorado em Química ou áreas afins com tese em Química Inorgânica. O prazo de validade deste concurso será de 02 (dois) anos, a partir da data de publicação da homologação de seu resultado no Diário Oficial da União, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Mais informações


Fonte: Hugo Thaner dos Santos (UFSCar)



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Inscrições abertas para nove programas de Pós-Graduação da área de Exatas no Centro Técnico Científico da PUC-Rio

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para programas de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). As aulas serão dadas a partir do primeiro semestre de 2020.

De acordo com os últimos resultados da CAPES (quadriênio 2013-2016), dos 12 programas de pós-graduação Stricto Sensu do CTC/PUC-Rio avaliados, cinco conquistaram nota máxima e os outros seis ficaram um ou dois pontos abaixo, confirmando a excelência internacional da PUC-Rio na área de Exatas.

A Universidade está entre as melhores do País e o CTC/PUC-Rio tem a reputação de ser um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem cerca de 1.120 alunos nos programas de pós-graduação. Os números são resultado de um investimento expressivo em pesquisa e equipamentos. Os alunos têm acesso a aproximadamente 140 laboratórios modernos e especializados, consolidando uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao desenvolvimento de pesquisadores para o Brasil. Atualmente, o corpo docente do CTC/PUC-Rio é formado por cerca de 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior.

Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais - Inscrições até 24/11/2019 - Conceito 5 na CAPES
Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre três áreas de concentração: Engenharia Química (EQ), Materiais e Nanotecnologia (MN) e Processos Ambientais (PA), cada uma delas contemplando três Linhas de Pesquisa, a saber: EQ: Modelagem, Otimização, Controle e Automação de Processos; Processos Químicos e Catálise; Processos Mínero-Metalúrgicos; MN: Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais; Desempenho e Integridade dos Materiais; Engenharia Microestrutural; PA: Química Verde; Tratamento de Águas e Efluentes Industriais; Tratamento de Resíduos.
Mais informações

Química - Inscrições até 22/11/2019 - Conceito 5 na CAPES

O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado – dez vagas - e Doutorado - cinco vagas. Os cursos são voltados para profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins. O PPG-Qui tem as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides.
Mais informações


Fonte: Maria Estrella (Approach Comunicação - CTC/PUC-Rio)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Oportunidade para Pós-Doutorado - CTNano/UFMG

O Centro de Tecnologia em Nanomateriais – CTNano está selecionando 1 (um) pesquisador(a) em nível de Pós-Doutorado para atuar na frente de pesquisa de Membranas. O(a) candidato(a) deve ter título de Doutor(a) em Química / Engenharia Química / Engenharia Ambiental e Sanitária ou áreas afins.

Espera-se que o(a) candidato(a) tenha experiência em tratamento de água e processos de separação por membranas, em especial em dessalinização. Conhecimentos em nanotecnologia também são relevantes. Espera-se que o(a) candidato(a) tenha dedicação exclusiva ao projeto e facilidade para trabalho em equipe interdisciplinar.

O(a) candidato(a) selecionado(a) atuará no desenvolvimento de membranas nanoestruturadas para dessalinização. O plano de trabalho está inserido em um projeto de pesquisa entre o CTNano e uma grande empresa brasileira.

O CTNano é referência nacional no desenvolvimento de aplicações utilizando nanomateriais de carbono em compósitos poliméricos, cimentícios, sensores e síntese de nanomateriais. Além disso, o CTNano dispõe de infraestrutura completa para a caracterização físico-química dos nanomateriais, nanocompósitos e outros produtos. Maiores informações sobre o Centro podem ser obtidas em: www.ctnano.org. O Centro está localizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), na cidade de Belo Horizonte – MG, e é uma iniciativa dos Departamentos de Física, Química, Microbiologia e da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

A seleção será feita através da análise eliminatória dos CVs dos(as) candidatos(as). Os(as) aprovados(as) nesta etapa serão chamados(as) para entrevista. Interessados(as) devem enviar CV para: contato@ctnano.org com o assunto: "POSDOC Tratamento de Água / Membranas" até 01/12/2019. Os(as) selecionados(as) serão avisados(as), por email, de sua convocação para entrevista até 05/12/2019.


Fonte: Glaura Goulart Silva (CTNano/UFMG)


2. Oportunidade de Pós-Doutorado LaCEM/IQ/UFG

O Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas busca candidatos altamente motivados para oportunidade de (1 vaga) de Pós-Doutorado em Espectrometria de Massas. A bolsa é de R$ 7.370,00 e com duração de 2 anos, prorrogável por igual período.

Requisitos/Perfil Desejado
- Os (As) candidatos(as) devem ter doutorado em Química Orgânica/Analítica ou áreas afins e experiência em espectrometria de massas e cromatografia;
- Canditados(as) com experiência em química do petróleo, terão a preferência;
- É indispensável excelente comunicação oral e escrita em Português e inglês;
- Conhecimento em estatística multivariada;
- Facilidade para trabalhar em ambiente de laboratórios interdisciplinares.

Os documentos necessários inscrição no processo seletivo são: Currículo Lattes, link para MyResearchID ou ORCID; duas cartas de recomendação e carta de apresentação e motivação. Os documentos, necessariamente no formato PDF, deverão ser enviados por e-mail com o assunto "POSDOC" para: Prof. Boniek Gontijo Vaz (boniek@ufg.br). As inscrições encerram-se no dia 30/11.


Fonte: Boniek Gontijo Vaz (UFG)



  OUTRAS VAGAS

1. Nominations open for the 2020 Biomaterials Science Lectureship

Do you know an early-career researcher who deserves recognition for their contribution to the biomaterials field?

Now is your chance to put them forward for the accolade they deserve.

Biomaterials Science is pleased to announce that nominations are now being accepted for the 2020 Biomaterials Science Lectureship award. This annual award was established in 2014 to honour an early-stage career scientist who has made a significant contribution to the biomaterials field.

The recipient of the award will be asked to present a lecture at the 11th World Biomaterials Congress in Glasgow in May 2020, where they will also be presented with the award. The Biomaterials Science Editorial Office will provide financial support to the recipient for travel and accommodation costs.

The recipient will also be asked to contribute a lead article to the journal and will have their work showcased free of charge on the front cover of the issue in which their article is published.

Extra information HERE


Fonte: Elizabeth Magalhaes (Royal Soc Chem)


2. Vaga Analista Validação de Sistema Jr - Globe Química S/A

Requisitos:
- Superior completo em Farmácia, Química, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, Administração de empresas e ou áreas afins;
- Comunicação interpessoal, senso de organização e gestão de prioridades;
- Conhecimentos consolidados em Windows, Windows Server e Pacote Office;
- Conhecimento em Hardware e Softwares utilizados na organização.
- Conhecimento das Normas e rotinas de Validação em Sistemas Computadorizados (GxP e BPF) Curso de Segurança da Informação, antivírus e firewall.
- Conhecimento e vivencia no ambiente do sistema Datasul – TOTVS
- Desejável conhecimento nas normas relacionadas ao mercado farmacêutico (RDC 69, RDC 301, Manual CTD, RDC 57, RDC 45, RDC 166 e RDC 53);
- Desejável bom conhecimento de inglês técnico (leitura e escrita).

Mais informações


Fonte: Marica da Rocha (GlobeQuímica)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299