.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1463

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



02/06/2021



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. 6 bolsas de Doutorado e 1 de Mestrado do CNPq - Programa SPRInT-USP

O Programa SPRInT-USP, tem 6 bolsas de Doutorado e 1 de Mestrado do CNPq para desenvolvimento de projetos em parceria com empresas, em busca de transferência de tecnologia. As bolsas devem ser implementadas no 2º semestre de 2021. Interessados devem entrar em contato com profs. Alcindo A. Dos Santos (alcindo@iq.usp.br) e/ou prof. Koiti Araki (koiaraki@iq.usp.br)

1 bolsa de doutorado (DAI-CNPq) – Projeto: Aptâmeros acoplados a nanopartículas funcionais como ferramentas de diagnóstico e tratamento para câncer de pulmão e próstata.
Unidade-USP e Empresa parceira/financiadora: IQ-USP e SPIRON
O projeto propõe a preparação de nanopartículas à base de sílica nas quais são ancorados aptâmeros de ADN específicos para células tumorais e células tronco de câncer (CSC). A tecnologia deve ser associada a outros projetos para aplicações teranosticas (tratamentos e diagnostico).

1 bolsa de doutorado (DAI-CNPq) – Projeto: Simulações moleculares em ambientes imersivos na exploração de ativos no combate ao coronavírus: uma plataforma para inovaçãoo em teranostica.
Unidade-USP e Empresa parceira/financiadora: IF-USP e GOLDEN
O projeto propõe uma abordagem in silico para entender e explicar o funcionamento de novos ativos contra o COVID19 utilizando métodos de dinâmica molecular, entre outros métodos teóricos.

1 bolsa de doutorado (DAI-CNPq) – Projeto: Aplicação de Estratégias de Química Seletiva na Preparaçãode Insumos Farmacêuticos Ativos e Derivados Sintéticos para Estudos Teranósticos.
Unidade-USP e Empresa parceira/financiadora: FCFRP-USP e AVITA
O projeto trata da preparação, caracterização e disponibilização de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) de interesse para os estudos teranósticos previstos no projeto; funcionalização tardia de derivados e metabolitos de IFAs, além de produtos de degradação de bioativos de interesse do setor farmoquimico/farmacêutico.

1 bolsa de doutorado (DAI-CNPq) – Projeto: Desenvolvimento de conectores moleculares, surfactantes e agentes de estabilização coloidal funcionais para agentes teranósticos.
Unidade-USP e Empresa parceira/financiadora: IQ-USP e MOSO
O projeto trata da preparação, modificação e caracterização de derivados moleculares privilegiados que serão empregados na preparação de sistemas coloidais para aplicações em terapia e diagnostico de câncer de pulmão e próstata.

1 bolsa de doutorado (DAI-CNPq) – Projeto: Nanocarreadores poliméricos para entrega controlada de marcadores moleculares e compostos bioativos.
Unidade-USP e Empresa parceira/financiadora: IQ-USP e MOSO
O projeto trata da funcionalização de sistemas nanoestruturados com agentes de vetorização e carreamento para alvos celulares/moleculares estratégicos, por uma abordagem teranostica (terapia e diagnostico), para câncer de pulmão e próstata.

1 bolsa de doutorado (DAI-CNPq) – Projeto: Integração de processos catalíticos híbridos e bioprocessos para produção eficiente de ácido succínico.
Unidade-USP e Empresa parceira/financiadora: ICB-USP e Braskem.
O projeto trata do desenvolvimento de processo para produção de ácido succínico, monômero de diferentes biopolímeros, envolvendo a criação de um sistema one-pot com a combinação de processos catalíticos químicos e enzimáticos, bem como bioprocessos, permitindo o aproveitamento de CO2 de forma eficiente.

1 bolsa de mestrado (MAI-CNPq) – Projeto: Preparação e Caracterizaçãoo de Biocompósitos de Poli(hidroxibutirato) Reforçados com Celulose para Aplicações em Embalagens Flexíeis.
Unidade-USP e Empresa parceira/financiadora: EESC-USP e SUZANO
O projeto trata da preparação de compósitos de poli(hidróxibutirato) e celulose para gerar materiais de embalagem biodegradáveis. Este tipo de aproximação, insere a celulose num mercado largamente dominado pelos polímeros, que em sua grande maioria, são poluentes e nem sempre encontram a destinação correta.


Fonte: Alcindo Aparecido dos Santos e Koiti Araki (IQUSP)









Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299