.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1484

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/10/2021



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Seleção de alunos regulares do Programa de Pós-Graduação em Química (Mestrado) - UNIOESTE

As inscrições de candidatos à seleção de alunos regulares do Programa de Pós-Graduação em Química, nível Mestrado, estão abertas no período de 22 de outubro a 22 de novembro de 2021.

Informações podem ser obtidas neste link ou através do e-mail: toledo.mestradoquimica@unioeste.br


Fonte: Cleber Antonio Lindino (UNIOESTE)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsas de pós-doutorado no Grupo de Eletroquímica - IQSC-USP

O Grupo de Eletroquímica, do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP), no Brasil, está oferecendo duas vagas de pós-doutorado, com bolsa financiada pela FAPESP, com prazo mínimo de dois anos, para a condução de atividades de pesquisa de dois projetos associados a projeto Temático. As inscrições podem ser feitas para o desenvolvimento dos seguintes projetos:

Posição 1:
"Eletrodos à base de Au e Cu modificados superficialmente com moléculas funcionais com grupos alcalinos e hidrofóbicos para redução de dióxido de carbono".
Orientador: Prof. Dr. Fabio H. B. Lima.
E-mail: fabiohbl@iqsc.usp.br

Posição 2:
Título do projeto: "Eletro-redução de CO2 em líquido iônico contendo interfaces de eletrodo / eletrólito"
Supervisor: Prof. Dr. Edson A. Ticianelli
E-mail: edsont@iqsc.usp.br

REQUISITOS DOS CANDIDATOS:
As vagas são oferecidas a candidatos de qualquer nacionalidade. Os candidatos devem demonstrar experiência anterior em pesquisa sobre eletrocatálise. As candidaturas deverão ser enviadas com os seguintes documentos, em formato .pdf, ao respetivo orientador do projeto, até 30 de outubro de 2021:

1) Carta de recomendação, preferencialmente do orientador de doutorado;
2) Carta na qual o candidato descreve sua experiência na área de pesquisa e define seu interesse pelo Projeto 1 ou 2;
3) Cópia do Resumo da Tese de Doutorado;
4) Curriculum Vitae resumido.


Fonte: Fabio Henrique Barros de Lima (IQSC – USP)


2. Bolsas de Doutorado Direto em Síntese e Caracterização de Nanomateriais - CECS-UFABC

O Laboratório de Engenharia de Microestruturas e Superfícies (LEMS) da UFABC recebe inscrições de candidatos para duas bolsas de Doutorado Direto (DD) da FAPESP.

As inscrições serão aceitas até o dia 15/12/2021 (início previsto para 02/2022). O doutorado será realizado no Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados (PPG-NMA) da UFABC, sob orientação do Professor. Sydney F. Santos. Os temas de tese propostos são:

I- Investigação de propriedades eletrocatalíticas de MXenes para reação de evolução de hidrogênio e reação de redução de oxigênio em meio ácido;
II- Investigações teóricas e experimentais de MXenes em eletrocatálise.

Mais informações


Fonte: Sydney Ferreira Santos (CECS-UFABC)



  OUTRAS VAGAS

1. Especialista em desenvolvimento tecnológico I (219596) - (LNLS)

Para atuar no Grupo de Detectores (DET) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) Tem paixão por Física, Engenharia, Instrumentação Científica? Já pensou em trabalhar em um dos maiores centros de pesquisa do país, em contato com grandes projetos da ciência e tecnologias de ponta? Gostaria de participar do maior projeto científico brasileiro em um acelerador de partículas, o Sirius? Então, venha trabalhar conosco!

O Grupo de Detectores (DET), do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), desenvolve e constrói os primeiros detectores híbridos de Raios-X brasileiros em parceria com indústrias, empresas nacionais e institutos de pesquisas para o SIRIUS, e outras áreas de aplicações científicas, médicas, industriais, educacionais e de segurança.

Estes detectores híbridos são para geração de imagens de grandes áreas e formados por sensores semicondutores e circuitos integrados de leitura CMOS, do projeto chamado Medipix desenvolvidos em colaboração com o CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares). Os principais desafios tecnológicos e científicos enfrentados são: montagens microeletrônicas e micromecânicas de sensores e circuitos integrados; o desenvolvimento de hardware, firmware e software para controle dos chips; a leitura e processamento de imagens; o estudo, projeto, fabricação, testes e caracterização de sensores baseados em materiais semicondutores.

Nosso grupo, formado por uma equipe jovem e extremamente motivada, procura profissional com estudos, pesquisas e ou experiência em testes, caracterizações, calibrações, desenvolvimento de sistemas de detecção de um ou mais tipos detectores de radiações.

Mais informações


Fonte: Rafaela Perez (CNPEM)


2. Profissional com Formação em Química, Engenharia Química ou Engenharia de materiais com domínio em experimentos laboratoriais envolvendo compósitos, análises quimiométricas e adsorção

Descrição do projeto: O tratamento de efluentes industriais é um processo complexo que ocorre por meio de uma combinação de intervenções químicas, físicas e biológicas. Devido às regulamentações ambientais, cada vez mais rígidas, as estações de tratamento de efluentes são continuamente desafiadas a atender às novas restrições ambientais, além de manter a eficiência e os custos do processo. Para superar essas dificuldades, é necessário o uso de técnicas cada vez mais avançadas de controle e análise de processos, podendo citar como exemplo, as técnicas de adsorção.

Funções do(a) profissional: Preparação de compósitos; análises quimiométricas, experimentos de adsorção envolvendo resíduo de mineração e preparação de compósito à base de resíduo de mineração/carvão ativado.

Período de inscrição: 20/10/2021 até 12/11/2021

Mais informações


Fonte: Luciano Tavares (UFF)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299